Indicadores de qualidade da educação e a formulação da política educacional no Brasil.
De Quinta-feira 22 Agosto 2019 -  09:00
Até Quinta-feira 12 Setembro 2019 - 12:00

Justificativa:
A educação é tema constante de debate na sociedade brasileira, sendo muitas vezes colocada em lugar de destaque nos diversos discursos que pensam a melhoria da nossa realidade social, política e econômica. O curso de extensão Política Educacional no Brasil e os indicadores de qualidade da Educação apresenta em uma perspectiva histórica como se deu a construção do que hoje entendemos como políticas de educacionais brasileiras, em conjunto traz um dos debates mais latentes desse campo na atualidade que é a discussão em torno da qualidade da educação.

O curso baseia-se na exposição do debate teórico e de levantamentos estatísticos da realidade educacional brasileira e serão tratadas questões como: a legislação educacional brasileira e suas mudanças ao longo da história; organização da política de educação no Brasil atual; os consensos e os principais debates em torno do conceito de qualidade da educação; as avaliações externas de larga escala da educação no Brasil; a construção de indicadores de qualidade de educação e o conceito de Custo-Aluno Qualidade Inicial proposto pelo Parecer CNE CEB 08/2010.

Objetivo:
O objetivo deste curso é apresentar de maneira introdutória a história da educação no Brasil e a constituição de um campo de políticas públicas de educação, e em seguida trazer o tema da qualidade da educação, que é hoje o tema central do debate sobre educação no Brasil, e como este vem sendo tratado em termos de políticas públicas ao longo das últimas décadas, já que desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 a qualidade passa a ser princípio da educação no Brasil e, portanto, deve ser objetivo da política educacional brasileira.

Carga Horária: 12 h

Total de Aulas: 4

Datas: 22 e 29/08, 5 e 12/09 (quintas-feiras)

Horário: das 9h às 12h.

Público-Alvo: Agentes Públicos federal, estaduais e municipais, sociedade civil e interessados no tema.

Instrutora: Suelem Lima Benicio

 

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Lista de inscritos:

ADRIANE CAROLINA ARAUJO DE PINA
ANA CRISTINA FERREIRA BARROS
ANA PAULA ORTEGA
ANAíS MARIANI SILVA
ANTONIO RAMOS
BEATRIZ CABRAL BARBOSA
BEATRIZ GONçALVES FAIA
BIANCA TOZATO DA SILVA
CAMILA CAETANO DA SILA
CHRISTIAN SILVA MARTINS DE MELLO SZNICK
Danielly dos Santos Moura
DENISE MAGGIERI BARBIERI
EDUARDO AUGUSTO ALVES RIBEIRO
EVERTON LOURENçO DE CASTRO
FELIPE LIMA SANTOS
JEFERSON CASTRO DE ALMEIDA
JOHNNATAN HENRIQUE DOS SANTOS SOUZA
JOSEVANIA RODRIGUES DA SILVEIRA
KARINA KIKUTI
KEILE ALVES DOS SANTOS
KENYA PAULA G DA S MUNHOZ
LIGIA FERNANDES DE OLIVEIRA
LIZELE ANGELINA FONTANA
LUIZA MUCIOLI TRAVIA
LYGIA MARIA SOUZA RAMOS FIRMANI
MARCIA CRISTINA DOS SANTOS
MARIA DA CONCEIçãO FERNANDES DE SOUSA
MARIANA ROSA PALUDETTO DE ANDRADE
MARIO FERREIRA MENDES
MARISA APARECIDA ROMEIRO NORONHA
MARJORIE GARCIA LIMA CRUZ
MICHELE APARECIDA DE SOUZA
MICHELE DOS SANTOS RIBEIRO
MÔNICA BAVELLONI
RINALDO APARECIDO MERONI
RODRIGO TIAGO TOLEDO
SANDRA OLIVEIRA MONTEIRO
Silvio Gabriel Serrano Nunes
SOFIA BORDIN ROLIM
STHEFANY DITORRE SANTOS
SUELI ANDRADE DA SILVA GOULART


 

]Conteúdo Programático:

1ª Aula - Política Educacional: Uma retrospectiva histórica
- A Educação nas Constituições da República Brasileira.
- A Educação na Constituinte de 1988 e princípio de qualidade.
- A LDB No. 9394/1996

2ª Aula – O debate sobre qualidade na Educação Brasileira
- Expansão dos sistemas de ensino como prejudicial a qualidade da educação.
- Expansão dos sistemas de ensino como fundamental para uma qualidade efetiva do processo educativo.

3ª Aula – Democratização, Fluxo escolar, Avaliação e qualidade da educação
- Expansão dos sistemas de ensino como fundamental para uma qualidade efetiva do processo educativo.
- Problemas de fluxo vistos como evidencia da necessidade de repensar os sistemas de ensino.
- A política de avaliações externas e o debate sobre aprendizagem.

4ª Aula – Indicadores, o valor anual mínimo por aluno e o CAQi
- A construção do Parecer CNE CEB 08/2010, que trata dos padrões mínimos de qualidade de ensino para a Educação Básica pública.

 

Metodologia de ensino
Serão realizadas aulas expositivas com dinâmicas que permitam a participação e interação constante dos alunos. Durante todas as aulas teóricas também serão apresentados exemplos práticos que permitam ao aluno visualizar melhor os conceitos trabalhados. 

Critérios de avaliação
A média do aluno pode variar de 0 a 10, sendo 50% da nota referente a participação do aluno durante todo o curso e 50% será composta pela nota da avaliação final entregue no último dia de aula. Serão considerados aprovados os alunos que obtiveram no mínimo uma média 7.

 

Referências
ARAUJO, Gilda C. de; OLIVEIRA, Romualdo P. de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, n.28, p.5-23, Abr. 2005.
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AZANHA, J. M. P. Democratização do ensino: vicissitudes da ideia no ensino paulista. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 335-344, mai./ago. 2004.
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