Controle Social e Políticas Públicas
De Segunda-feira 02 Agosto 2021 -  14:00
Até Segunda-feira 30 Agosto 2021 - 17:00

 

Objetivo geral do curso

O objetivo deste curso é construir um entendimento sobre a função pública dos conselheiros (as) de direitos e, seu papel como interlocutores dos demandantes/usuários dos serviços públicos ou das políticas públicas. Também busca situar os conselhos como espaços de interlocução com os sujeitos demandantes e/ ou usuários das políticas públicas e o poder público e apresentar as principais características do ciclo de políticas públicas.

 

Professores: André Galindo e Antônia Conceição dos Santos

 

Vagas: 60

 

Datas: 2, 09, 16, 23 e 30/08

 

Horário: 14 às 17h

 

Dia da Semana: Segunda-feira

 

Carga horária: 15 horas

 

Público Alvo: agentes públicos federais, estaduais e municipais; servidores(as) do TCM sociedade civil organizada e interessados(as) no tema

 

Modalidade: On-line

 

Plataforma: Microsoft Teams

 

Fazer inscrição

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1ª Aula: O ciclo das políticas públicas (Prof. André Galindo)

2ª Aula: As etapas do ciclo de políticas públicas: formação da agenda, elaboração, implementação e avaliação (Prof. André Galindo)

3ª Aula: Abordagem histórica dos conselhos de direito no Brasil: institucionalização, legislação e funcionamento (Profa. Antônia Conceição dos Santos)

4ª Aula: A função pública dos conselheiros: atribuições, papel e competência (Profa. Antônia Conceição dos Santos) 5ª Aula: Apresentação do Projeto Cidadania em Contas do TCMSP

 

Recursos físicos e didáticos:

Os alunos terão que ter acesso à computador com caixa de som e microfone e internet. Será disponibilizado link do microsoft teams para o acesso às aulas.

 

Bibliografia:

ARRETCHE, Teresa da Silva. Tendências no Estudo Sobre Avaliação. In: RICO, RICO, Elizabeth Melo. (Org.). Avaliação de Políticas Sociais: uma questão em debate. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

BORGES, Alice Maria Gonzalez. Democracia Participativa. Reflexões sobre a natureza e a atuação dos conselhos representativos da sociedade civil. Jus Navigandi, Teresina, a. 10, nº 917, 2006.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Coleção Saraiva de Legislação. São Paulo: Editora Saraiva, 2013.

CONANDA. Resolução 105 – Parâmetros para criação e funcionamento dos Conselhos dos Direitos. Brasília: SEDH.

DRAIBE, Sônia Miriam. As políticas sociais brasileiras: diagnósticos e perspectivas. In: IPLAN/IPEA. Para a década de 90: prioridades e perspectivas de políticas públicas. Brasília: IPLAN/IPEA, 1990.

Elizabeth Melo. (Org.). Avaliação de Políticas Sociais: uma questão em debate. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ESPING-ANDERSEN, Gosta. As três economias políticas do Welfare State. Revista Lua Nova, n. 24, 1991.

FREY, Klaus. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. In: Planejamento e Políticas Públicas. n. 21, jun. 2000.

GIACOMONI, James. Orçamento Público. 16ª ed. São Paulo, Atlas, 2012. GIAMBIAGI, Fabio; ALÉM, Ana Cláudia. Finanças Públicas: Teoria e Prática no Brasil. 3ª ed. Rio de Janeiro, Elsevier, 2008.

JACCOUD, Luciana (Org.). Questão social e políticas sociais no Brasil contemporâneo. Brasília: IPEA, 2005.

MARSHALL, Thomas Humprey. Cidadania, Classe Social e Status. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.

MONTAÑO, Carlos. DURIGHETTO, Maria Lucia. Estado, Classe e Movimento Social. 1 ed. São Paulo, Cortez, 2010.

PEREIRA, Potyara Amazoneida P. 2005. SDH-SG-Pr. Série: Normas e Manuais Técnicos, nº 1.

PEZOTI. Rosangela. Políticas Públicas, intervenções urbana e participação social no Brasil.

ROSÂNGELA. Dias O. da Paz. Texto: Código de ética: Reafirmar a função pública de conselheiros e conselheiras- CNA- Conselho Nacional de Assistência Social

RUA, Maria das Graças. Políticas Públicas. 2. ed. Florianopólis: UFSC, 2012.

SANTOS, Maria Paula Gomes. O Estado e os problemas contemporâneos. 2. ed. Florianopólis: UFSC, 2012.

SILVEIRA, Jaqueline. Arranjo institucional dos conselhos. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2009.

TATAGIBA, Luciana. Conselhos gestores de políticas públicas e democracia participativa: aprofundando o debate. Revista de Sociologia e Política, n.25, Curitiba, 2005.

TATAGIBA, Luciana. Os conselhos gestores e a democratização das políticas públicas no Brasil. In: DAGNINO, E. (org.). Sociedade civil e espaços públicos São Paulo: Paz e Terra, 2002.

 

Avaliação:

A avaliação será realizada conforme participação dos alunos nas aulas.

 

Breve currículo:

 

Antônia Conceição dos Santos

Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Lins (1982), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012), especialização em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto-SP (1996. É Assistente Social da Prefeitura Municipal de São Paulo. Atualmente exerce o cargo de Assessora/Professora na Escola de Contas do Tribunal de Contas de São Paulo. Membro do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, membro do Conselho Regional de São Paulo-9ª região, membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Coordenadora do Conselho Municipal de Saúde de São Paulo. Implantou e coordenou o Conselho Participativo Municipal de São Paulo. Membro do Grupo de Trabalho Democracia Participativa da Escola de Governo de São Paulo. Tem experiência na área de Controle Social e Conselhos de Políticas Públicas.

 

André Galindo da Costa

Possui graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Licenciado em Administração pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2011). Mestre em Ciências no Programa de pós-graduação em Mudança Social e Participação Política da Universidade de São Paulo (2014). Fez curso de extensão em nível de mestrado em Desenvolvimento Humano Sustentável pela Università Degli Studi Milano Bicocca, de Milão, Itália (2015). Especialista em Gestão Pública Municipal na Universidade Federal de São Paulo (2017). Doutor em Ciências da Integração da América Latina na linha de Pesquisa de Sociedade, Economia e Estado na Universidade de São Paulo.

 

Local Plataforma: Microsoft Teams / Google Drive

Voltar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!