Objetivos de Aprendizagem
Constituir-se em foco de reflexão acerca de mecanismos de monitoramento, controle e avaliação das Contas Movimento da Saúde Pública, principalmente no nível do controle interno.
Merece destacar que o monitoramento, controle e avaliação dos serviços de Saúde abrange o âmbito da assistência como um todo, o foco deste curso pauta-se em ferramentas afetas à saúde econômico financeira do empreendimento. Ou seja, por questão didática “segregamos” apenas este enfoque – esta condição é válida apenas didaticamente.
Organizadora: Eliana Cassiano verdade
Carga Horária Total: 8 horas
Datas: 9, 16, 23 e 30 abril/2025
Horário: das 19h às 21h
Dia da Semana: 4ª feira
Modalidade: online
Público-Alvo: Agentes públicos federais, estaduais e municipais; servidores(as) do TCM SP, sociedade civil organizada e interessados(as) no tema.
Eixo temático: administração pública; contabilidade pública; infraestrutura urbana; inovação e tecnologia.
Competências a serem desenvolvidas: Interesse em análises gerenciais.
Justificativa
Um dos desafios na área de assistência à saúde é o aperfeiçoamento dos modelos de gestão nas unidades. O conhecimento das necessidades particulares dessas unidades é uma forma de desenvolver e aperfeiçoar esses modelos. Uma dimensão relevante na gestão é o uso efetivo dos dados qualitativos e quantitativos disponíveis. Conciliação das fontes de dados.
Metodologias
Conteúdo Programático
Apresentação de estudos acerca do tema, envolvendo produções atuais que incluem tanto aspectos relativos à gestão do sistema de saúde quanto de informes oficiais acerca do assunto.
Parcerias e Meios de Implementação
Material de apoio: slides.
Abordagem interativa com os participantes.
Avaliação: qualitativa
Referências
Bibliografia recomendada
BEULKE R. e BERTÓ D.J. Gestão de Custos e Resultado na Saúde: Hospitais, Clínicas, Laboratórios e Congêneres. Editora Saraiva. 2008. 4ª edição.
Coletânea de autores de autores (2008) Para entender a saúde no Brasil, páginas 65 a 72. Editora LTCE.
CHING Y. H. Manual de Custos de Instituições de Saúde: Sistemas tradicionais de Custos e Sistema de Custeio baseado em atividades (ABC). Editora Atlas. 2010. 2ª Edição.
MATOS A. J. Gestão de Custos hospitalares. São Paulo: Editora STS. 2002.
RAP Revista de Administração Pública, RJ, 44(4);903-31, JUL/AGO.2010 “Gestão de custos aplicada a hospitais universitários públicos: a experiência do Hospital das
Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP”, Carlos Alberto Grespan Bonacim e Adriana Maria Procópio de Araújo.
REDE Interagencial de Informação para a Saúde. Indicadores básicos para a saúde no Brasil: conceitos e aplicações. Brasília: OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde, 2008.
Revista RAHIS – Revista de Administração Hospitalar e inovação em Saúde. UFMG, jan/jun 2010 “Sistema de custos implantado em hospitais públicos administrados por Organizações Sociais de Saúde - OSS, no Estado de São Paulo” , Eliana Cassiano Verdade Nascimento e Wladimir Taborda
ZANLUGA J. C. http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/planodecontas.htm
Referências Complementares
Apoio Institucional (se houver)
Breve Currículo
Formação acadêmica Serviço Social, Administração hospitalar (incompleto), MBA em Economia e Gestão de Organizações de Saúde. PUC SP, COGEAE. Monografia “Programa de Comunicação Integrada para o modelo Organização Social de Saúde implantado pela Secretaria Estadual de Saúde em São Paulo”.
Experiência Profissional Atualmente leciona na Escola de Gestão e Contas do TCM SP – cursos de Planejamento e Controle na Gestão do Sistema Público de Saúde. Diretora do Departamento de Gestão de Contratos e Convênios na Secretaria Estadual de Saúde de SP, Consultora por notório saber na Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, Consultora por notório saber na Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo, professora no curso de Formação de Gestores em Saúde pela UNIFESP.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso: