Organizadoras/Docentes: Eliana Cassiano Verdade e Rosane Segantin Keppke
Carga Horária Total: 4 horas
Datas: 10 e 17/06/2025
Horário: das 19h às 21h
Dia da Semana: terça-feira
Modalidade: online
Público-Alvo:
Eixos Temáticos:
Objetivos de Aprendizagem
Apresentação de abordagem sobre como as mudanças climáticas se tornaram uma emergência, envolvendo não apenas o enfoque ambiental assim como a saúde da sociedade e do território.
Competências a serem desenvolvidas
Justificativa
A emergência climática é um fenômeno cada vez mais percebido e irrefutável no meio acadêmico e no meio laico sobre o tema. Neste cenário, torna-se premente conhecer os riscos e as oportunidades de mitigar os impactos das mudanças do clima, para que as pessoas se protejam e cooperem com as iniciativas públicas necessárias para contornar esta problemática.
Metodologias
Conteúdo Programático
Apresentação de estudos acerca do tema, envolvendo publicações atuais que incluem aspectos relativos a informes oficiais sobre o assunto, bem como à gestão do sistema de saúde e dos sistemas urbano-ambientais.
Avaliação qualitativa
Referências Básicas
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS HOSPITAIS PRIVADOS. ESG nos hospitais Anahp 2024: o impacto das emergências climáticas na Saúde. Disponível em: https://www.anahp.com.br/wp-content/uploads/2024/10/ESG-nos-hospitais-Anahp_2024.pdf Acesso em 24 mar.2025.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Mudanças climáticas para profissionais de saúde: guia de bolso. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/guias-e-manuais/2024/guia-mudancas-climaticas-para-profissionais-da-saude.pdf/@@download/file Acesso em: 24 mar.2025.
SALDIVA, Paulo (Org.). Meio ambiente e saúde: o desafio das metrópoles. São Paulo: Ex-Libris, 2010.
Referências Complementares
KEPPKE, Rosane Segantin; GALLARDO, Amarilis Lucia Casteli Figueiredo. MUDANÇAS CLIMÁTICAS: A ADAPTAÇÃO COMEÇA PELA HABITAÇÃO. Revista Simetria do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, [S. l.], v. 1, n. 14, p. 15–21, 2024. DOI: 10.61681/revistasimetria.v1i14.213. Disponível em: https://revista.tcm.sp.gov.br/simetria/article/view/213. Acesso em: 24 mar. 2025.
LUCCHESE, Maria Cecilia; OLIVEIRA, Giovanna Fascina P. de. Mudança climática: a política estadual e de alguns municípios da RMSP - constatações e considerações. Revista Simetria do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, [S. l.], v. 1, n. 13, p. 9–22, 2024. DOI: 10.61681/revistasimetria.v1i13.193. Disponível em: https://revista.tcm.sp.gov.br/simetria/article/view/193. Acesso em: 24 mar. 2025.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE; MINISTÉRIO DA SAÚDE. Mudanças climáticas e ambientais e seus efeitos na saúde: cenários e incertezas para o Brasil. Brasília, DF: OPAS, Ministério da Saúde, [ano de publicação].
Apoio Institucional
Breve Currículo
ELIANA VERDADE. Formação acadêmica Serviço Social, Administração hospitalar (incompleto), MBA em Economia e Gestão de Organizações de Saúde. PUC SP, COGEAE. Monografia “Programa de Comunicação Integrada para o modelo Organização Social de Saúde implantado pela Secretaria Estadual de Saúde em São Paulo”.
Experiência Profissional Atualmente leciona na Escola de Gestão e Contas do TCM SP – cursos de Planejamento e Controle na Gestão do Sistema Público de Saúde. Diretora do Departamento de Gestão de Contratos e Convênios na Secretaria Estadual de Saúde de SP, Consultora por notório saber na Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, Consultora por notório saber na Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo, professora no curso de Formação de Gestores em Saúde pela UNIFESP.
ROSANE SEGANTIN KEPPKE. Doutora em Planejamento Urbano e Regional (FAU-USP), Mestre em Administração Pública e Governo (EAESP-FGV), integrante do Centro de Síntese Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). Arquiteta e urbanista da Prefeitura do Município de São Paulo, atualmente cedida para a EGC-TCMSP como docente, pesquisadora e editora-adjunta da Revista Simetria do TCMSP.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso: