Organizadores/Docentes: Prof. Dr. Silvio Gabriel Serrano Nunes (org. e prof.) e Profa. Dra. Maria Isabel Pimentel de Castro Pinto (prof)
Carga Horária Total: 3 horas
Datas: 26/09/2025
Horário: 19h às 22h
Dia da Semana: Sexta-Feira
Modalidade: online
Público-Alvo:
Eixos Temáticos:
Objetivos de Aprendizagem
O objetivo do curso pretende estimular o debate qualificado acerca da história do Brasil e teoria da literatura, a partir dos textos clássicos, com ênfase no debate interdisciplinar entre Literatura, Filosofia, História, Ciências Sociais e Direito.
Competências a serem desenvolvidas
Justificativa
Lima Barreto foi um dos maiores cronistas das injustiças sociais do Brasil, especialmente no início do século XX. Ler e estudar Lima, é fundamental para compreender o Brasil profundo — aquele que ficou à margem da história oficial, das elites e da literatura consagrada.
Metodologias
Conteúdo Programático
Aula 1 – Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto
Profa. Dra. Maria Isabel Pimentel de Castro Pinto. 19h às 20h30
Aula 2 – A Questão da Identidade Nacional em Lima Barreto
Prof. Dr. Silvio Gabriel Serrano Nunes. 20h30 às 22h
Avaliação
Participação e presença em Aula
Referências Básicas
BARRETO, Lima de. Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Penguin Classics e Companhia das Letras, 2021.
BARRETO, Lima de. Sátiras e outras subversões. São Paulo: Penguin Classics e Companhia das Letras, 2016.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Lima Barreto: triste visionário. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
Breve currículo
Silvio Gabriel Serrano Nunes
Doutor, mestre, licenciado e bacharel em Filosofia pela USP, estágio de Doutorado na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, advogado, bacharel em Direito pela PUC-SP, especialista em Direito Administrativo pela FADISP, assessor e docente da Escola Superior do TCM-SP; professor do programa de Mestrado Acadêmico em Direito Médico.
Maria Isabel Pimentel de Castro Pinto
Doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP), Historiadora com Licenciatura pela Universidade Federal de Campina Grande (2002). Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Foi professora do Mestrado em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro-Unisa. Na referida instituição de ensino lecionou as disciplinas Poder Político e Justiça na Construção da Nação Brasileira (1889-1930); e Interdisciplinaridade: Métodos, Práticas e Desafios. Sócia correspondente, em São Paulo, do Instituto Histórico de Campina Grande. Membro efetivo do Instituto Fernand Braudel. Organizadora, junto com o advogado Herry Charriery, da obra História, Direito e Contemporaneidade: ensaios sobre o pensamento jurídico brasileiro, pela editora Sankoré.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso: