Logo Escola de Contas e Gestão Pública
Busca avançada no site
Link para o site de cursos  da EGC
Menu
O FUNDEB e o funcionamento do VAAT, do VAAF e do VAAR

Organizador(a)/docente(s): Suelem Lima Benicio

Carga Horária Total: 6h

Data: 14, 21 e 28/08/2025

Horário: das 10h às 12h

Dia da Semana: Quintas-feiras

Modalidade: online

Público-Alvo:

  • Agentes públicos federais, estaduais e municipais;
  • Servidores(as) do TCM;
  • Sociedade civil organizada e interessados(as) no tema.

Eixos Temáticos:

  • Administração pública; 
  • Políticas públicas; 
  • Redução das desigualdades sociais.

 

Fazer inscrição

 

Objetivos de Aprendizagem

Apresentar os fundamentos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), com foco nos mecanismos de complementação da União (VAAF, VAAT e VAAR), promovendo a compreensão do funcionamento, da distribuição de recursos e das implicações para a gestão municipal da educação.

 

Competências a serem desenvolvidas

  • Compreender a origem, a finalidade e os princípios do FUNDEB.
  • Entender os critérios e mecanismos de distribuição dos recursos do fundo.
  • Explicar o funcionamento e as diferenças entre as complementações da União: VAAF, VAAT e VAAR.
  • Refletir sobre os desafios e oportunidades que esses mecanismos representam para os municípios.

 

Justificativa

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) é o principal mecanismo de financiamento da educação básica pública no Brasil. Desde sua renovação permanente pela Emenda Constitucional nº 108/2020, o FUNDEB passou a contar com novos critérios de distribuição de recursos, incluindo três formas de complementação da União: o Valor Anual por Aluno do Fundo (VAAF), o Valor Anual Total por Aluno (VAAT) e o Valor Aluno Resultado (VAAR).

A correta compreensão desses mecanismos é fundamental para o planejamento, a execução orçamentária e a atuação cotidiana dos servidores públicos municipais. No entanto, os conceitos técnicos e a complexidade das regras muitas vezes dificultam a apropriação desses conteúdos por profissionais que atuam fora das áreas estratégicas de finanças ou planejamento.

 

Metodologias

  • Aulas expositivas dialogadas com apoio de slides e materiais gráficos.
  • Análise de dados e estudos de caso (ex. Município de São Paulo).
  • Espaços para perguntas e trocas de experiências entre os participantes.

 

Conteúdo Programático

Aula 1 – Fundamentos do FUNDEB

Aula 2 – Complementações da União: VAAF e VAAT

Aula 3 – A Complementação-VAAR e o papel da gestão educacional

 

Avaliação

Participação nas aulas e envolvimento com as atividades propostas.

 

Referências Básicas

de Sousa Junior, E. J., Bazzanella, S. L., Godoi, C. N., & Mesquita, G. M. B. (2024). DO FUNDEF AO FUNDEB: a busca pela redução das desigualdades regionais a partir de fundos de investimentos em educação. REVISTA AGON-????-ISSN: 2965-422X, 4(10).

Gluz, M. P., Mosna, R. M., & Farenzena, N. (2024). Valor Aluno Ano Redução de Desigualdades–VAAR (!). FINEDUCA-Revista de Financiamento da Educação, 14.

Gutierres, D. V. G., & Farenzena, N. (2024). O Novo Fundeb e a Sistemática de Redistribuição dos Recursos. FINEDUCA-Revista de Financiamento da Educação, 14.

Macedo, Y. M. (2017). BASIC EDUCATION DEVELOPMENT INDEX INITIAL INQUIRIES. Revista Educação, Humanidades e Ciências Sociais.

RODRIGUES, C. G., SENKEVICS, A. S., & ALVES, M. T. G. (2024). PROPOSTA METODOLÓGICA PARA OS INDICADORES DE ATENDIMENTO E APRENDIZAGEM COM REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES PARA O NOVO FUNDEB.

Silva, L. V. D. (2025). O financiamento público para educação básica: as implicações no processo de implementação do novo FUNDEB.

 

Breve Currículo

Suelem Lima Benicio

Mestre em Política Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Política Pública da Universidade Federal do ABC. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Professora da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

 


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso:

 

 


SIGA O CANAL DA "ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E CONTAS PÚBLICAS" NO WHATSAPP E FIQUE POR DENTRO DOS PRÓXIMOS CURSOS, PALESTRAS E EVENTOS.