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Política Educacional e Redução das Desigualdades: uma Introdução às Teorias Contemporâneas de Justiça Social

Organizador(a)/Docente(s): Suelem Lima Benicio

Carga Horária Total: 6 horas

Datas: 18 e 25/09/2025

Horário: 10h às 13h

Dia da Semana: Quintas-feiras

Modalidade: online

Público-Alvo:

  • Agentes públicos federais, estaduais e municipais;
  • Servidores(as) do TCM;
  • Sociedade civil organizada e interessados(as) no tema.

Eixos Temáticos: 

  • Políticas públicas; 
  • Direitos humanos; 
  • Redução das desigualdades sociais.

 

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Objetivos de Aprendizagem

  • Compreendam os principais conceitos das teorias contemporâneas de justiça social.
  • Sejam capazes de relacionar essas teorias com a formulação e implementação de políticas educacionais.
  • Desenvolvam um olhar crítico sobre as desigualdades educacionais em suas múltiplas dimensões (raça, gênero, classe, território, deficiência, entre outras).

 

Competências a serem desenvolvidas

  • Identificar os fundamentos conceituais das principais teorias contemporâneas da justiça social aplicadas à política educacional.
  • Analisar criticamente políticas públicas educacionais à luz dos princípios de equidade, redistribuição, reconhecimento e participação.
  • Reconhecer como desigualdades estruturais se reproduzem (ou são enfrentadas) nas políticas e práticas educacionais.
  • Argumentar de forma ética e fundamentada sobre a importância de políticas educacionais voltadas à justiça social.

 

Justificativa

A gestão pública municipal, especialmente no campo da educação, enfrenta desafios complexos relacionados à desigualdade social, racial, de gênero e territorial. Compreender as políticas educacionais sob a perspectiva da justiça social é essencial para pensar estratégias de equidade na oferta e na qualidade da educação pública.

Este curso surge da necessidade de oferecer aos servidores públicos uma introdução acessível, crítica e contextualizada às principais teorias contemporâneas de justiça social — como as de John Rawls, Nancy Fraser, Iris Young e Amartya Sen — articulando esses referenciais com o cotidiano das políticas educacionais municipais. Diferentemente de formações meramente normativas ou técnicas, este curso propõe uma abordagem teórico-prática que capacita os servidores a reconhecer e refletir sobre os fundamentos ético-políticos das políticas públicas.

Assim, a proposta contribui para o fortalecimento das capacidades institucionais do município, apoiando a construção de práticas mais justas, participativas e sensíveis às múltiplas dimensões das desigualdades.

 

Metodologias

Aulas expositivas-dialogadas; Estudos de caso simples e contextualizados, extraídos da realidade municipal; Debates orientados e dinâmicas em grupo.

 

Conteúdo Programático

Aula 1:

  • Introdução à noção de justiça social: conceitos básicos e relevância para a política pública.
  • Teorias contemporâneas de justiça:
  • As múltiplas dimensões das desigualdades educacionais: raça, gênero, classe, território e deficiência.

Aula 2:

  • Políticas educacionais e justiça social: equidade, inclusão, financiamento e participação.
  • Reflexões críticas sobre o papel do servidor público na promoção da justiça educacional.

 

Avaliação

Será feito um acompanhamento da participação dos alunos e do desenvolvimento das atividades para atribuição de menções aos alunos.

 

Referências Básicas

ALMEIDA, L. A. A. D., MAGALHÃES, P. M. V. D. S., & GONÇALVES, C. D. L. (2019). Direito à educação como princípio de justiça social: um olhar para as políticas avaliativas e suas reverberações no cenário curricular. Revista e-Curriculum, 17(3), 1075-1100.

Azevedo, M. L. N. D. (2013). Igualdade e equidade: qual é a medida da justiça social?. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 18, 129-150.

Costa, J. C. D. C., & Espindola, M. L. (2012). Teoria crítica, reconhecimento social e política educacional: uma análise do discurso do Programa Nacional de Inclusão de Jovens. Educação. Porto Alegre, 89-101.

da Silva, R. M. D. (2016). Escolarização, reconhecimento e justiça social: Três questões para a pesquisa em Sociologia da Educação. Revista Diálogo Educacional, 16(49), 769-790.

FRASER, Nancy. A justiça social na globalização: Redistribuição, reconhecimento e participação. Revista Crítica de Ciências Sociais. Coimbra, Portugal, n. 63, out. 2002.

Minussi, V. P., & Ramos, N. V. (2021). JUSTIÇA SOCIAL: uma trajetória conceitual. Revista Teias, 22(64), 300-315.

Pizzio, A. (2016). Embates acerca da ideia de justiça social em relação a conflitos sociais e desigualdades. Revista de Administração Pública, 50, 355-375.

RAWLS, John. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2000

Riscal, S. A. (2011). Política educacional, justiça distributiva e equidade: considerações sobre as políticas compensatórias para a educação. Revista HISTEDBR On-line, 11(44), 248-261.

SEN, Amartya. Desigualdade reexaminada. Rio de Janeiro: Record, 2008

 

Breve Currículo

Suelem Lima Benicio

Mestre em Política Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Política Pública da Universidade Federal do ABC. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Professora da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

 


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso:

  

 


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