Organizadora: Rosane Segantin Keppke
Docente: Francislê Neri de Souza
Carga Horária Total: 2 horas
Data: 27 de agosto
Horário: das 15h às 17h
Dia da Semana: quarta-feira
Modalidade: online
Público-Alvo:
Eixos Temático:
Objetivos de Aprendizagem
Este curso oferece uma visão concisa e prática sobre o uso de softwares de Análise Qualitativa Assistida por Computador (CAQDAS), no caso o WebQDA, com a finalidade de despertar o interesse e fornecer as ferramentas iniciais para pessoas interessadas em otimizar técnicas de análise de conteúdo, análise de discurso, análise hermenêutica, análise semiótica, revisões sistemáticas qualitativas, entre outras.
Os softwares CAQDAS são ferramentas projetadas para organizar, codificar, categorizar, recuperar e visualizar textos, áudios, vídeos e imagens, permitindo a identificação de temas, padrões e significados em dados não numéricos.
Competências a serem desenvolvidas
Ao final desta curso-palestra, os participantes serão capazes de: ·
Justificativa
A pesquisa qualitativa desempenha um papel fundamental em diversas áreas do conhecimento, permitindo a compreensão aprofundada de fenômenos complexos, experiências humanas e contextos sociais. No entanto, o volume crescente de dados textuais e audiovisuais gerados em estudos qualitativos pode tornar a organização, codificação e análise um desafio significativo. Ferramentas de software de Análise Qualitativa Assistida por Computador (CAQDAS), como o WebQDA, surgem como soluções poderosas para otimizar e enriquecer esse processo.
O WebQDA, por ser uma plataforma baseada na web, oferece flexibilidade e acessibilidade, permitindo que pesquisadores colaborem e trabalhem em seus projetos de qualquer lugar com conexão à internet. Este curso-palestra visa preencher uma lacuna no conhecimento de muitos pesquisadores e profissionais da pesquisa, que, apesar de terem contato com metodologias qualitativas, podem não estar familiarizados com o potencial das ferramentas CAQDAS para aumentar a eficiência, rigor e profundidade de suas análises. Capacitar esse público-alvo no uso do WebQDA contribuirá diretamente para a qualidade de suas produções e publicações, além de prepará-los para um nicho de trabalho cada vez mais digitalizado.
Metodologia: Microaprendizagem (microlearning)
Conteúdo Programático
Parte 1: Introdução à Pesquisa Qualitativa e CAQDAS (30 minutos)
Parte 2: Primeiros Passos no WebQDA (45 minutos)
Parte 3: Codificação e Análise Básica com WebQDA (45 minutos)
Avaliação
Referências Básicas
SOUZA, Francislê Neri. Resolver e Acelerar a Análise Qualitativa de Dados: Um guia para aprender a inovar com integração das tecnologias. E-book disponível em: https://analisequalitativa.com.br/ebook_raaq_org_blog
González-López, S., López-López, A., García-Gorrostieta, J. M., & Espinoza, I. R. (2016). TURET2.0: Thesis Writing Tutor Aimed on Lexical Richness in Students’ Texts. Research in Computing Science, 129(1), 9-17. DOI: https://doi.org/10.13053/rcs-129-1-1
Evers, J. C. (2018). Current issues in qualitative data analysis software (QDAS): A user and developer perspective. Qualitative Report, 23(13), 61–73. https://doi.org/10.46743/2160-3715/2018.3205
Referências Complementares
Alarcão, I. (2014). Dilemas do Jovem Investigador: Dos Dilemas aos Problemas. In A. P. Costa, F. Neri de Souza, & D. Neri de Souza (Eds.), Investigação Qualitativa: Inovação, Dilemas e Desafios (1o, pp. 103–124). Aveiro: Ludomedia.
Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. Edições 70.
Gibbs, G. R. (2018). Analyzing Qualitative Data. Sage Publications.
Apoio Institucional
Observatório de Políticas Públicas do TCMSP
Breve currículo
Francislê Neri de Souza, tem pós-doutoramento em tecnologias aplicados ao ensino de ciências, é doutor em didática das ciências com ênfase em educação em química, mestre em química quântica computacional, licenciatura em química. Atualmente é professor titular e pesquisador do Mestrado Profissional de Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo no campus Engenheiro Coelho (UNASP-EC), Diretor do Geoscience Research Institute do Departamento de Educação da Divisão Sul-americana e professor adjunto convidado da Andrews University, EUA. É membro do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Laboratório de Conteúdos Digitais (LCD) na Universidade de Aveiro, Portugal, onde foi investigador e professor durante 17 anos. Foi diretor de graduação e pró-reitor associado do UNASP. Também foi professor visitante especial da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e professor substituto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É membro de diversas sociedades científicas, laboratórios e grupos de pesquisa no Brasil e em Portugal. Orienta estudantes de mestrado e doutoramento nas suas áreas de especialidade. Ele é co-autor de alguns softwares tal como WebQDA, IARS, ArguQuest, FlexQuest, e U-TRACER. É fundador e editor chefe do Internet Latent Corpus Journal e da Revista Docent Discunt. Ele também é consultor e autor de artigos, relatórios, livros e capítulos de livros no campo da aprendizagem ativa, questionamento, argumentação, pensamento crítico, metodologia da investigação, educação em ciência e educação em química com integração das tecnologias.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso: