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Ciclo de Formação para os Conselheiros de Políticas Públicas: Desigualdades Sociais, Indicadores e Território

Organizadores: Antônia Conceição dos Santos e André Leirner

Docentes: Maria Angélica Fernandes e Danilo Fuster

Carga Horária Total: 3 horas

Data: 23/09/2025

Horário: 19h às 22h

Dia da Semana: terça-feira

Modalidade: online

Público-Alvo: Membros de Conselhos de Políticas Públicas

Eixos Temáticos: 

  • administração pública; 
  • interno e social; 
  • direito público; 
  • políticas públicas;
  • redução das desigualdades sociais

 

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Objetivos de Aprendizagem

Oferecer aos conselheiros de políticas públicas municipais de São Paulo instrumentos de atuação cotidiana, com base nas suas competências, conceitos, legislação, dinâmicas interpessoais e institucional, na perspectiva de contribuir para o efetivo exercício do controle social na Subprefeituras e sua perspectiva abordagem histórica dos conselhos de políticas públicas do Município de São Paulo, legislação, atribuição e competência dos conselheiros de políticas públicas municipais. O Ciclo é formado por um evento hibrido e quatro cursos on-line.

Competências a serem desenvolvidas

Compreensão sobre os potências das diferentes ferramentas de desenvolvimento do controle social atrelado ao controle externo.

Justificativa

A complexidade do controle social nas metrópoles brasileiras indica que devemos formar novas lideranças civis e governamentais com foco no principal enfrentamento do poder público hoje, que é a questão das desigualdades. Em caráter de estudo de caso que inspirou o curso, principalmente a sua franja periférica e região metropolitana, a cidade de São Paulo tem ainda muitos passivos de serviços e estruturas públicas para alcançar o que se entende como uma cidade justa e sustentável. A necessidade de termos membros da sociedade qualificados para enfrentar esse desafio é uma preocupação central do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, que em resposta está desenvolvendo um Observatório de Políticas Públicas a fim de identificar questões pertinentes ao que podemos chamar de uma política pública efetiva e equânime. Estabelecer novos parâmetros através de dados e indicadores gerados por diversos órgãos públicos e pelo próprio TCM-SP contribuirá para a tomada de decisão, o planejamento e as ações do controle social, com a finalidade de incentivar as políticas públicas exitosas.

Metodologias:

  • Aprendizagem baseada em problemas (problematização ou problem based learning – PBL)
  • Estudos de caso 

Conteúdo Programático

  • Desigualdades Sociais.
  • Indicadores Sociais e Território.

 

Parcerias e Meios de Implementação

Encontros realizados na modalidade online para discussão dos tópicos.

 

Avaliação

  • Formativa busca identificar o progresso da aprendizagem dos alunos de forma gradual perante um conjunto de objetivos aprendizagem que se pretende desenvolver durante um curso.

 

Referências Básicas

ARRETCHE, Tereza da Silva. Tendências no Estudo sobre Avaliação. In RICO, RICO, Elizabeth Melo, Org. Avaliação de Políticas Sociais: uma questão em debate. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ARZABE, Patrícia Helena Massa. Conselhos de direitos e formulação de políticas públicas, disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/textos/politicapublica/patriciamassa.htm

BORGES, Alice Gonzalez. Jus. Democracia participativa: reflexões sobre a natureza e a atuação dos conselhos representativos da sociedade civil (2006). Disponível em:  

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Coleção Saraiva de Legislação. São Paulo: Editora Saraiva, 2013.

CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

DUARTE, Tiago. A lei por detrás do orçamento. Coimbra: Almedina, 2007.

Eugênio Andrade Vilela dos Santos. “O confronto entre o planejamento governamental e o PPA”, in: IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. A reinvenção do planejamento governamental no Brasil. Org.: José Celso Cardoso Jr. Brasília: IPEA, 2011; v.4 (517 p.); série Diálogos para o Desenvolvimento, p.307- 336.

FARIA, Rodrigo Oliveira de. PPA versus orçamento: uma leitura do escopo, extensão e integração dos instrumentos constitucionais brasileiros ao planejamento. In CONTI, José Maurício; SCAFF, Fernando Facury (coords.). Orçamentos públicos e direito financeiro. São Paulo: RT, 2011.

FRISCHEISEN, LUIZA Cristina Fonseca. Políticas públicas: planejamento, desenvolvimento e fiscalização – Conselhos Gestores e Democracia Participativa – O Papel do Ministério Público, disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/textos/politicapublica/luizacfmassa.htm

GIACOMONI, James. Orçamento público. São Paulo: 16ª ed. São Paulo, Atlas, 2012.

GIACOMONI, James. Receitas vinculadas, despesas obrigatórias e rigidez orçamentária. In CONTI, José Maurício; SCAFF, Fernando Facury (coords.). Orçamentos públicos e direito financeiro. São Paulo: RT, 2011.

GIAMBIAGI, Fábio; ALÉM, Ana Claúdia. Finanças Públicas: Teoria e Prática no Brasil. 3ª ed. Rio de Janeiro, Elsevier, 2008.

MORONI, José Antônio. Participamos, e dái? – artigo publicado pelo observatório da Cidadania, membro do Colegiado de Gestão do Instituto Nacional de Estudos Socioeconômicos – Inesc, dezembro de 2005.

SCAFF, Fernando Facury. Orçamento Republicano e Liberdade Igual. Belo Horizonte: Fórum, 2018.

 

Referências Complementares

HORVATH, Estevão. O orçamento no Século XXI: tendências e expectativas. Tese (titularidade em direito). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

LYRA, Rubens Pinto. Os conselhos de direitos do homem e do cidadão e a democracia participativa. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/w3/ceddhc/ ceddhc/rubens2.htm

MARINHO, Josaphat. Planejamento como controle do poder. Revista de direito público. São Paulo: RT, n. 95, jul./set. 1990.

PAZ, Rosangela D. O. da. Código de Ética: reafirmar a função pública de conselheiros e conselheiras. Serviço Social & Sociedade, v. 85, p. 117-122, 2006.

TORRES, Heleno Taveira. Direito constitucional financeiro. São Paulo: RT, 2014


Breve Currículo

Antônia Conceição dos Santos
Possui Doutorado e Mestrado em Serviço Social pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, graduação em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Lins e especialização em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto. Atualmente é professora e assessora na Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

Maria Angélica Fernandes
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1992), mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (2020). Foi gestora publica na Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (2011). Atualmente, trabalha no Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação e Sociologia de Gênero, Estudos Feministas e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado. Mulheres. Feminismo. Participação Política. Representação.

Danilo André Fuster
Possui graduação em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo - USP e mestrado em Gestão de Políticas e Organizações Públicas pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Atualmente é professor da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCM-SP.

 

 


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso:


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