Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

OBJETIVO GERAL

Examinar a legislação e os procedimentos que regem as parcerias entre a Administração Pública Municipal e as Organizações Não Governamentais em geral para a utilização dos recursos do FUMCAD.

 

Público-Alvo
Servidores públicos e sociedade em geral que tenham interesse nas regras de utilização e ou acesso aos recursos públicos do FUMCAD.

Carga Horária: 24 h

Total de Aulas: 8

Professor: Itiro Takeda

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1ª Aula
Apresentação do tema da aula:
Natureza, Origem e âmbito de aplicação do FUMCAD
Participação de alunos e professor na identificação do tema
Natureza do Fundo Exposição Dialogada
Origem do Fundo Exposição Dialogada
Âmbito municipal dos recursos Exposição Dialogada
Destaques Revisão da exposição

 

2ª Aula

Apresentação do tema da aula:

Administração dos Recursos do Fundo

Participação de alunos e professor na identificação do tema
CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente. Exposição Dialogada
CONANDA - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Exposição Dialogada
O edital de seleção Exposição Dialogada
Registro no CENTS Exposição Dialogada
Execução do objeto Exposição Dialogada
O Plano de Trabalho Exposição Dialogada
Destaques Revisão da Exposição

 

3ª Aula

Apresentação do tema da aula:

O Termo de Parceria

Participação de alunos e professor na identificação do tema
Objeto do termo Exposição Dialogada
Vigência Exposição Dialogada
Repasse dos recursos públicos Exposição Dialogada
A contrapartida Exposição Dialogada
Aditamentos e apostilamentos Exposição Dialogada
A Guarda dos Documentos
Exposição Dialogada
Prestação de Contas Exposição Dialogada
Sanções ou Penalidades Exposição Dialogada
Destaques Revisão da Exposição

 

4ª Aula

Apresentação do tema da aula:

Prestação de Contas e Acompanhamento/Fiscalização dos termos

Participação de alunos e professor na identificação do tema
Prestação de Contas Exposição Dialogada
Acompanhamento/Fiscalização Exposição Dialogada
Devolução dos saldos não utilizados Exposição Dialogada
Importância dos esclarecimentos prévios Exposição Dialogada
Destaques Revisão da Exposição

 

 

5ª Aula
Apresentação do tema da aula:
Aspectos Importantes
Participação de alunos e professor na identificação do tema
Crianças e Adolescentes como beneficiários diretos Exposição Dialogada
As despesas sem cobertura pelo Fundo Exposição Dialogada
A prorrogação e a renovação dos Termos de Parceria Exposição Dialogada

A denúncia e rescisão dos Termos de Parceria

Exposição Dialogada
Destaques Revisão da Exposição

6ª Aula
Apresentação do tema da aula:
Trabalho Prático: Desenvolver um Projeto FUMCAD
Participação de alunos e professor na identificação do tema
Trabalho em grupo para desenvolver um projeto para pleitear recursos do FUMCAD. Haverá um modelo para servir de orientação.
Serão formados três grupos de participantes com temas de livre escolha. Haverá a designação de um coordenador que ficará com a atribuição de digitalização do trabalho.

 

7ª Aula
Apresentação do tema da aula:
Trabalho Prático: Analisar um Exemplo de Termo de Parceria
Participação de alunos e professor na identificação do tema
Se necessário, continuação dos trabalhos da aula anterior. Grupos que necessitam completar projeto FUMCAD.
Trabalho em grupo para examinar e comentar um exemplo de Termo de Parceria. Haverá um exemplo de Termo.
Serão formados três grupos de participantes. Haverá a designação de um coordenador que ficará com a atribuição de digitalização do trabalho.

 

8ª Aula
Revisão Geral, Aplicação da Prova de Avaliação e Revisão da Prova
Revisão Geral dos trabalhos práticos. Participação conjunta alunos/professor
Prova de avaliação Alunos
Revisão da Prova Participação conjunta alunos/professor

 

METODOLOGIA DE ENSINO

Estudo orientado para o resultado – PBL: Problem Based Learning.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Prova escrita conjugada com presença em aula e participação ativa na sala de aula.

RECURSOS FÍSICOS E DIDÁTICOS

Retroprojetor e quadro para anotações.

REFERÊNCIAS:

Legislação Federal, Legislação Municipal e Termo de Parceria.

 


Comentários

0 # Lucimara Marina Math 14-06-2019 22:37
Olá,
Gostaria de me inscrever para este.
No aguardo.

Obrigada
0 # Escola de Contas 17-06-2019 10:00
Bom dia, Lucimara

Agradecemos o contato. As turmas para o próximo semestre estão sendo planejadas.
Por gentileza, acompanhe em nosso site as turmas com inscrições abertas em
https://escoladecontas.tcm.sp.gov.br/cursos/cursos-com-inscricoes-abertas

Atenciosamente,

Escola de Contas

Adicionar comentário

Código de segurança

Atualizar

Facebook


Twitter

 

Youtube