Logo Escola de Contas e Gestão Pública
Busca avançada no site
Link para o site de cursos  da EGC
Menu

Ciclo de Eventos Mudanças Climáticas e os Desafios das Cidades: Como tornar nossas cidades mais resilientes às inundações?

Organizadora: Rosane Segantin Keppke

Palestrante: Filipe Marques Falcetta

Mediadorea: Rosane Segantin Keppke

Data/ Dia da Semana: 02/07/2025 / quarta-feira
A inscrição se encerra no dia 30/06.

Horário: 10h - 12h

Carga Horária Total: 2h

Modalidade: online

Público-Alvo: 

  • Servidores públicos em geral
  • Auditores de Controle Externo que atuam no tema
  • Conselheiros participativos
  • Pesquisadores e estudantes
  • Pessoas interessadas em políticas integradas de planejamento urbano e ambiental

Eixo temático: 

  • políticas públicas (educação, saúde, urbanismo, meio ambiente, gênero, redução das desigualdades e direitos humanos).

 

Evento validado para servidores de carreira da Prefeitura de São Paulo.

  

 Proposta de validação: 202/2025.

 

Fazer inscrição

 

DESCRIÇÃO E OBJETIVO DO EVENTO:

A palestra tem o objetivo de identificar iniciativas que tornem as cidades mais resilientes aos impactos dos eventos climáticos extremos, e para isso aborda tópicos de modelagens hidrológicas e climatológicas, fatores favoráveis e desfavoráveis para prevenção, enfrentamento e reparação das inundações, por meio de diretrizes de planejamento urbano, gestão e políticas públicas.

Principais Tópicos:

  1. As modelagens hidrológicas e climatológicas no esboço de cenários de eventos extremos;
  2. O uso de modelagens para fins de defesa civil; 
  3. A agenda da resiliência em planejamento urbano, gestão e políticas públicas.

Objetivo: Oferecer noções da “caixa de ferramentas” necessária para fortalecer a resiliência urbana no enfrentamento aos eventos climáticos extremos.

Objetivo específico: Enfocar as modelagens hidrológicas e climatológicas, os fatores favoráveis e desfavoráveis nas ações de prevenção, enfrentamento e reparação das inundações.

Recursos: Evento on-line síncrono com recursos tecnológicos e humanos oferecidos pela EGC-TCMSP.

Justificativa: A adesão à agenda urbano-ambiental tem sofrido altos e baixos que acompanham as tendências políticas, que parecem estar desfavoráveis, no momento, em nível planetário. O webinar pretende fortalecer a agenda da resiliência às inundações, convidando agentes do governo e da sociedade civil a fazerem uso das ferramentas de análise territorial, planejamento, gestão e políticas públicas de prevenção e reparação.

Metodologia: Webinar online síncrono com exposição dialogada entre o palestrante, a mediadora e os participantes em tempo real.

Conteúdo Programático:

  1. As modelagens hidrológicas e climatológicas no esboço de cenários de eventos extremos;
  2. O uso de modelagens para fins de defesa civil;
  3. A agenda da resiliência em planejamento urbano, gestão e políticas públicas.

 

Referências Bibliográficas:

FALCETTA, Filipe Antônio Marques. Drenagem urbana na cidade de São Paulo: Da construção do cenário de hoje aos desafios do Plano Diretor. Revista Simetria do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, [S. l.], v. 1, n. 11, p. 120–125, 2023. DOI: 10.61681/revistasimetria.v1i11.160.

FALCETTA, F. Manual de procedimentos metodológicos: delimitação de planícies de inundação e de áreas inundáveis. 1. ed. São Paulo: Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, 2023. v. 1. 181p.

FALCETTA, F. A. M., KEPPKE, R. S.; GALLARDO, A. L. C. F. Inundações e ocupações: um estudo e um caso oportunos para avaliação ambiental estratégica, in MACEDO, L. S., V.; LUCCHESE, M. C.; GODOY, M. A. A. Cidades e a emergência climática: pesquisas e respostas. São Paulo: Annablume, 2024.


BREVE CURRÍCULO

Filipe Antonio Marques Falcetta
Pós-doutor pelo Instituto de Estudos Avançados, Doutor em Energia, Mestre em Hidráulica pela USP. Engenheiro Civil pela UNICAMP. Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Cofundador do grupo de pesquisa e desenvolvimento científico RUA – Resiliência Urbana em Ação.

Rosane Segantin Keppke
Pós-doutorado (IEA-USP), doutorado e graduação (FAU-USP), mestrado (FGV-EAESP), especialização (EGC-TCMSP). Arquiteta e urbanista da Prefeitura de São Paulo, atualmente comissionada na Escola de Gestão e Contas, onde é editora adjunta da Revista Simetria do TCMSP.

 


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso:

 


SIGA O CANAL DA "ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E CONTAS PÚBLICAS" NO WHATSAPP E FIQUE POR DENTRO DOS PRÓXIMOS CURSOS, PALESTRAS E EVENTOS.