Logo Escola de Contas e Gestão Pública
Busca avançada no site
Link para o site de cursos  da EGC
Menu

Ciclo de eventos: Auditoria em Obras Públicas, Infraestrutura e Sustentabilidade - Novos Procedimentos de Auditoria do IBRAOP: Transparência e Sustentabilidade em Obras Municipais

Organizadora: Mariana de Luna Cury

Palestrantes: Adriana Portugal, Guilherme Bride e Fernando Morini

Mediador: Dimitri Carvalho Rodermel

Data/Dia da Semana: 21/10 (terça-feira)

Horário: 15h-17h

Carga Horária Total: 2h

Modalidade: online 

Público-Alvo:

  • Servidores(as) públicos municipais envolvidos(as) em obras públicas e licitações e contratos (SIURB, SPObras, SPUrbanismo, SVMA, SEGES, etc);
  • servidores(as) dos Tribunais de Contas;
  • sociedade civil organizada e terceiro setor, especialmente entidades envolvidas com o tema;
  • pesquisadores e estudantes interessados em controle, gestão de obras e políticas de integridade (participantes dos eventos anteriores do ciclo).
     

Eixos Temáticos 

  • controle externo;
  • controle social; 
  • engenharia, infraestrutura e obras pública
  • licitações e contratos administrativos.

 

Fazer inscrição

  

DESCRIÇÃO E OBJETIVO DO EVENTO:

O evento apresentará as mais recentes normas e procedimentos técnicos elaborados pelo IBRAOP, lançados durante o XXI SINAOP, constituindo uma oportunidade de debater essas inovações e aprofundar temas atuais da auditoria de obras públicas. Entre os materiais divulgados estão cinco novos procedimentos de auditoria que tratam de temas relevantes, como a aplicação da metodologia BIM nas contratações de obras e os desafios da Contratação Integrada, esclarecendo as particularidades desse regime de execução indireta. Também foram lançados procedimentos voltados ao saneamento básico, à avaliação de impactos socioambientais, às obras rodoviárias e, ainda, a revisão da Nota Técnica que distingue obra comum de obra especial, consolidando um conjunto de instrumentos fundamentais para a melhoria da gestão pública. A proposta é discutir de que forma esses instrumentos fortalecem a transparência, a sustentabilidade e o controle social nos municípios, com ênfase no papel dos Tribunais de Contas, incluindo o TCM-SP.

As apresentações completas podem ser acessadas no painel de divulgação do XXI SINAOP: https://www.ibraop.org.br/blog/2025/08/19/apresentacoes-xxi-sinaop/.

O evento integra o ciclo “Auditoria em Obras Públicas, Infraestrutura e Sustentabilidade”.
 

Principais Tópicos:

  1. Procedimentos de Auditoria em Obras
  2. Transparência e fiscalização
  3. Infraestrutura, sustentabilidade e inovação

Breve currículo

Palestrantes

Adriana Portugal
Engenheira Civil pela UnB, Mestre em Economia do Setor Público e Doutora em Economia pela mesma instituição. Auditora de Controle Externo do TCDF desde 1995, atuou como diretora do Núcleo de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia (2010–2017). Integra a direção do IBRAOP desde 2010, onde exerce atualmente a presidência.

 

 

 

 

 

Guilherme Bride
Engenheiro Civil pela UFES e Administrador pela Estácio, Mestre em Gestão Pública (UFES) e pós-graduado em Gestão Pública e em Direito. Auditor de Controle Externo do TCE-ES desde 2004, coordena o Núcleo de Controle Externo de Edificações desde 2021. Vice-Presidente e Diretor Técnico do IBRAOP, onde já atuou como Diretor Administrativo e de Comunicação (2019–2022).

 

 

 

 

Fernando Celso Morini
Engenheiro Civil e Contador USP e pós-graduado em Planejamento, Gestão e Sustentabilidade de Cidades pela PECE-POLI e pela UNINOVE e pós- graduado em Administração de Empresas com enfase em TI pela FGV-SP. Auditor de Controle Externo do TCM-SP desde 2016, coordena os GTs BIM do TCM-SP e do IBRAOP. Hoje também atua como Diretor Administrativo e de Comunicações do IBRAOP.

 

 

 

 

 

Mediador

Dimitri Carvalho Rodermel
Engenheiro Civil formado pela UFPR, especialista em Pavimentação pelo Instituto IDD e mestre em Habitação pelo IPT. Atuou em obras rodoviárias, orçamentos e licitações, e, desde 2016, é auditor de controle externo no TCM, estando à frente da Coordenadoria de obras desde 2022.

 

Organizadora

Mariana de Luna Cury
Graduada em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi (2010) e pós-graduada em Direção Teatral pelo Centro de Artes e Educação Célia Helena (2012). Atua no Tribunal de Contas do Município de São Paulo desde 2007 como Auxiliar Técnica de Controle Externo, tendo sido supervisora da Unidade Técnica de Protocolo e Autuação entre 2015 e 2020, e Coordenadora Processual de 2020 até janeiro de 2025. Concluiu um MBA em Gestão e Transformação Digital na ECA/USP em 2025. Ao longo de sua trajetória, Mariana tem se destacado pela criatividade, sensibilidade e pelo compromisso com a diversidade nas práticas institucionais.

 


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso:


SIGA O CANAL DA "ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E CONTAS PÚBLICAS" NO WHATSAPP E FIQUE POR DENTRO DOS PRÓXIMOS CURSOS, PALESTRAS E EVENTOS.