Assessoria de Comunicação, 22/01/2024

A Escola de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) retomou na segunda-feira (22/01) as atividades educacionais do primeiro trimestre de 2024 para alunos integrantes do Programa Jovem Monitor Cultural (PJMC). Trata-se de iniciativa que tem por objetivo capacitar e aprimorar profissionalmente os jovens para a gestão dos bens culturais do município.

a
O Programa Jovem Monitor Cultural é uma iniciativa conjunta desenvolvida entre a Secretaria Municipal de Cultura e o TCMSP, sendo que a EGC se destaca como uma das entidades parceiras do programa de capacitação.

Nesse sentido, a EGC oferece gratuitamente uma programação de disciplinas para os alunos do PJMC, que terão aulas de cursos de extensão com professores da Escola, e ainda coloca à disposição dos jovens o acesso à biblioteca e a outras atividades, como palestras, seminários, eventos culturais e apresentações artísticas.

Na segunda-feira, nos períodos de 10 às 13 horas e de 14 às 17 horas, os alunos do PJMC tiveram aulas expositivas de Economia e de Estatística, ministradas pelos instrutores André Galindo, Euro de Barros e Rosane Keppke, além de Ciências Políticas e de Políticas Públicas, com Luís Eduardo e Danilo Fuster, todos da Escola de Gestão e Contas.

As atividades de formação teórica, de no mínimo 6 horas semanais, podem incluir rodas de conversa, vivências, laboratórios, espaços de apreciação artística, grupos temáticos, entre outras modalidades. Já as atividades de formação prática, de até 24 horas semanais, estão definidas no plano de ação cultural do espaço no qual o jovem atuará, como atendimento ao público, atividades de programação e produção cultural de cada local.

Para participar do PJMC, o participante deve estar na faixa etária entre 18 e 29 anos, residir no município de São Paulo há pelo menos um ano, ter completado o ensino médio e, preferencialmente, pertencer a família de baixa renda.

b