“Planejamento de Infraestrutura” foi o tema central do Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), entre 12 e 15 de junho, naquele estado.
A EGC está negociando um Termo de Cooperação com o Ibraop para, entre outras iniciativas, contar com o apoio da entidade para ciclos de palestras sobre obras públicas e infraestrutura, e colaboração nos cursos de pós-graduação. A Escola foi representada no evento por Gilson Piqueras Garcia, diretor Pedagógico da Escola.
O objetivo principal dessa edição do ENAOP foi o de reunir os diversos órgãos que atuam em obras públicas, com vistas ao aperfeiçoamento das atividades de auditoria de obras públicas e na defesa de um método de planejamento da infraestrutura no país.
O debate do tema é resultado de projeto do Ibraop para a elaboração de procedimentos de auditoria de riscos e impactos socioambientais de planos, projetos e execução de investimento em infraestrutura. A partir desse trabalho foi produzida uma nota técnica realizada em conjunto com entidades da sociedade civil organizada.
A iniciativa procura respostas sobre o que é planejamento de infraestrutura; quais são aspectos relevantes do planejamento; que experiências demonstram a necessidade do planejamento; e que boas práticas podem usar como referência e qual a importância da integração de diversos níveis de planejamento no Brasil.