Logo Escola de Contas e Gestão Pública
Busca avançada no site
Link para o site de cursos  da EGC

Curso “Combate a cartéis” tem início no auditório da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas

Realizado em parceria pela Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) e pelo Centro de Formação em Controle Interno (CFCI), vinculado à Coordenação de Promoção da Integridade, da Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGMSP), o curso “Combate a cartéis”, com foco nas licitações públicas, teve início na tarde desta terça-feira, 23 de julho, no auditório da EGC.

Recebendo um bom público, composto por servidores e servidoras do TCMSP, do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e da Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGMSP), o curso contou em sua abertura com as presenças do diretor-presidente da EGC, Ricardo Panato, de Thalita Abdallah Aris, corregedora do município de São Paulo e chefe de Gabinete da CGMSP, da superintendente adjunta do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Fernanda Machado, e do coordenador de Inteligência e Operação e coordenador-geral do CADE, Rubem Accioly Pires, responsável por ministrar as aulas, que se estenderão até amanhã.

Em sua saudação, o diretor-presidente da EGC, Ricardo Panato, assinalou a importância do diálogo entre os órgãos públicos e do trabalho em rede, ressaltando a parceria, já antiga, entre a EGC e a CGMSP. Frisou ainda a grandeza do evento, no qual serão compartilhados conhecimentos e informações importantes para as atividades realizadas pelos órgãos de controle externo da gestão pública.

Na mesma linha, Thalita Aris exaltou a troca de experiências entre a Controladoria e o TCMSP, sobretudo no campo da capacitação dos servidores públicos, o que contribui para melhorar a excelência do trabalho realizado. A chefe de Gabinete da CGMSP mencionou ainda a necessidade de uma qualificação contínua até para ampliar os horizontes de atuação dos órgãos de controle. Daí, segundo ela, a importância de conhecer a expertise do CADE numa área tão sensível como a da atuação dos cartéis nas concorrências públicas.

Após manifestar sua satisfação em contribuir com os servidores e servidoras do TCMSP e da CGMSP e reforçar a importância dos órgãos de controle no apoio ao trabalho realizado pelo CADE, Fernanda Machado, superintendente adjunta do órgão, ministrou a aula inicial com Rubem Accioly Pires. Após apresentar a estrutura do CADE, os docentes trataram em detalhes da importância de manter a lisura nas concorrências públicas e o porquê da preocupação com a ação de cartéis nas licitações, garantindo uma disputa justa entre as empresas concorrentes, o que resulta em melhores preços, produtos e serviços para a administração pública.