Logo Escola de Contas e Gestão Pública
Busca avançada no site
Link para o site de cursos  da EGC
Menu

Pod Observar trata dos benefícios dos serviços ecossistêmicos

 

Nesta terça-feira (27/08), às 10 horas, entrou no ar a nova edição do Pod Observar, o VIDEOCAST do Observatório de Políticas Públicas (OPP) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). O tema deste episódio aborda “Como os parques públicos impactam a qualidade de vida da população”. Uma das referências foi a ação ordenada realizada pela Auditoria do Tribunal, na qual, com a colaboração metodológica das universidades Uninove e USP Lorena, os técnicos analisaram os serviços ecossistêmicos dos parques públicos municipais de São Paulo. Essa aproximação entre a Auditoria do TCMSP e a universidade foi articulada pelo Observatório de Políticas Públicas.

Um dos convidados do Pod Observar foi o professor Cristiano Quaresma, da Uninove, que colaborou na seleção de alguns parâmetros avaliados pelos auditores. Em sua entrevista, ele discorreu sobre o conceito, a importância e a evolução dos serviços ecossistêmicos de áreas verdes para a qualidade de vida das pessoas. “São benefícios, diretos e indiretos, que os ecossistemas naturais propiciam aos seres humanos e são classificados em serviços de provimento, regulação, suporte e culturais. São conceitos novos que precisam ser aprofundados por mais estudos, tendo em vista a ligação dos ecossistemas naturais com a qualidade da saúde da população”, afirmou.

Este episódio também contou com a entrevista do auditor Carlos Richelle, do TCMSP, que coordenou a ação ordenada. Ele aproveitou para explicar como ocorreu o trabalho feito pelo Tribunal e de que forma a avaliação dos serviços ecossistêmicos foi incorporada a ela. “A fiscalização teve o objetivo de verificar como os parques municipais estavam sendo gerenciados, agregando informações ligadas aos serviços ecossistêmicos que foram aplicadas para avaliar a gestão urbana e ambiental do município de São Paulo”.

Acompanhe o 12º episódio do VIDEOCAST Pod Observar pelo canal da Escola no Youtube, pelo portal do Observatório de Políticas Públicas e no Spotify, por meio de conta gratuita, com login e senha.