A Escola de Gestão e Contas Públicas (EGC), vinculada ao Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), recebeu quarta-feira (11/09) um grupo bastante participativo formado por 70 estudantes que integram o Programa Jovem no Controle Social (PJCS). Tratou-se de visita realizada por alunos e alunas da 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Aparecida Rodrigues Cintra, da Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia.
O Programa Jovem no Controle Social é uma iniciativa da Escola de Gestão e Contas Públicas que tem por objetivo levar para os jovens estudantes o conhecimento sobre a gestão do Estado, estimulando a prática do controle social sobre as contas públicas. Pretende ainda promover uma educação voltada para a prática da cidadania ativa, que contribua para maior transparência, ética e eficácia na formulação e execução das políticas públicas.
Durante a visita, os alunos inicialmente receberam explicações sobre a arquitetura brutalista que marca o edifício-sede do TCMSP, dadas pela arquiteta Graziella Camargo, da Secretaria Administrativa do Tribunal. O grupo foi encaminhado ao auditório da Escola, onde recebeu um kit informativo e certificado de participação no encontro. Em seguida, as atividades foram conduzidas pela instrutora da EGC, Samira Saleh, que coordena o programa. As informações sobre a atuação do TCMSP foram passadas por Sérgio Nakano, auditor de Controle Externo do Tribunal. Os estudantes puderam conhecer ainda o trabalho feito pela equipe do Governo Aberto da Prefeitura de São Paulo.
Na avaliação do professor Marcus Vinicius Crespo Munhoz, que acompanhou a comitiva de alunos, “a visita é importante por permitir a educação política dos estudantes, para que entendam a importância da arrecadação de impostos e para onde vão os tributos; essa atividade no próprio Tribunal de Contas permite maior conhecimento aos alunos por verem na prática como tudo funciona. Além disso, falar sobre a arquitetura do edifício serve para que despertem novas formas de olhar para a cidade”, afirmou.
Na primeira etapa do PJCS, os professores da Escola de Gestão e Contas ministraram em algumas unidades escolares um curso de formação sobre controle social, cidadania e educação para aos profissionais de Educação que trabalham com estudantes da 8ª e 9ª séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
A visita dos alunos e alunas ao Tribunal e à Escola faz parte da segunda etapa do programa, que conta ainda com uma terceira e última fase, na qual os profissionais da EGC poderão contribuir com os professores das escolas públicas e privadas na elaboração do Projeto Político Pedagógico de suas unidades educacionais.
O Programa Jovem no Controle Social é parte integrante do Planejamento Estratégico do TCMSP, sendo a Escola de Gestão e Contas Públicas a unidade responsável por sua implementação e execução.
Arquiteta Graziella Camargo da Secretaria Administrativa do Tribunal
Sérgio Nakano, auditor de Controle Externo do Tribunal
Prof. Marcus Vinicius Crespo Munhoz acompanhou a comitiva de alunos
Veja a ação da EGC voltada para os jovens: