Um grupo de estudantes dos cursos técnicos de Edificações e Design de Interiores da Escola Técnica Estadual (ETEC) Getúlio Vargas – Centro Paula Souza realizou na quarta-feira (23/10) uma visita técnica de formação do Programa Jovem no Controle Social (PJCS), iniciativa da Escola de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). Os alunos do ensino médio daquela instituição, localizada no bairro do Ipiranga, participaram de atividades na EGC e visitaram o plenário da Corte de Contas paulistana.
Na chegada à sede do tribunal, os alunos foram recepcionados pela equipe da EGC, que forneceu material informativo e certificado de participação na visita técnica. Em seguida, houve apresentação dos vídeos institucionais do TCMSP e da EGC. Logo após o grupo acompanhou a sessão plenária do colegiado do TCMSP, que é realizada sempre às quartas-feiras.
A coordenadora do Programa Jovem no Controle Social e instrutora da EGC, Samira Saleh, fez o acolhimento dos estudantes e conduziu o roteiro de visita. No auditório da Escola, os alunos assistiram a uma palestra sobre a importância de ações de controle externo e social apresentada pela auditora de Controle Externo do Tribunal, Hellen Steffen. Ela transmitiu aos estudantes informações sobre a atuação do TCMSP e noções de políticas públicas de gestão do Estado. Na mesma oportunidade, os visitantes puderam conhecer o Programa Juventude em Governo, desenvolvido pela equipe do Governo Aberto da Prefeitura de São Paulo, uma parceira do PJCS.
O Programa Jovem no Controle Social tem por objetivo mostrar aos alunos o funcionamento de mecanismos de controle social e a origem dos recursos públicos, como é composto e utilizado o orçamento público, os tipos de controle existentes na legislação, além de informar quais os órgãos de controle brasileiros e sua importância para a democracia. O programa objetivou ainda levar para alunos e alunas o conhecimento sobre a gestão do Estado, de modo a estimular a prática do controle social sobre as contas públicas.
O projeto busca promover uma educação voltada para a prática da cidadania ativa, como forma de contribuir para maior transparência, ética e eficácia na formulação e execução das políticas públicas. Dessa forma, educação tem papel fundamental na construção da consciência cidadã de jovens e da sociedade civil, no fortalecimento da participação popular e no conhecimento sobre a gestão das políticas sociais, com destaque para o controle social, das políticas públicas e da cidadania.
O grupo de alunos da ETEC Getúlio Vargas foi acompanhado pelos coordenadores da Escola, Nilza Roberti Benites e Edson Luís Zopolato dos Santos, e pelas professoras Sandra Regina Palmieri Duarte e Maria Aparecida de Souza Oliveira, desde o momento de saída da instituição de ensino até o retorno dos participantes às salas de aula. Fundada em 1911, a ETEC Getúlio Vargas oferece ensino médio regular e ensino técnico integrado. Além da boa colocação no Enem, a instituição é premiada em competições escolares, como Olimpíadas de Astronomia e Matemática.
O PJCS integra o Planejamento Estratégico do TCMSP, cabendo à Escola de Gestão e Contas Públicas sua implementação e execução prática.
Alunos chegam à sede da EGC e são recepcionados pela equipe da EGC
A coordenadora do Programa Jovem no Controle Social
e instrutora da EGC, Samira Saleh e a Hellen Steffen, auditora de
Controle Externo do Tribunal
Equipe do Governo Aberto da Prefeitura de São Paulo