Já está no ar a 14ª edição do Pod Observar, o videocast do Observatório de Políticas Públicas (OPP) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, abordando o tema das políticas públicas para encarar os desafios da população idosa no Brasil. O novo episódio trata de um assunto que interessa diretamente a todos e todas, ao enfocar a situação dessa população no país, um universo que vem crescendo a cada dia e que necessita de cuidados especiais e de políticas públicas específicas.
Para conversar sobre o tema, o Pod Observar recebeu a jornalista Beltrina Côrte, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, fundadora do Portal do Envelhecimento e Longeviver e pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento. Com base em sua experiência, a convidada analisou a situação de mais de 32 milhões de brasileiros, que ultrapassaram a marca dos 60 anos de idade e que representam nos dias atuais quase 16% da população.
A população brasileira passa por um rápido processo de envelhecimento, o que exige um olhar atento e políticas públicas apropriadas para cuidar das necessidades do contingente de pessoas com mais de 60 anos de idade. Estima-se que em 2070, ou seja, em menos de 50 anos, o país terá cerca de 76 milhões de idosos, o que corresponderia a 38% da população.
Além de formada em jornalismo, Beltrina Côrte fez mestrado em Planejamento e Administração do Desenvolvimento Regional na Universidade de Los Andes, em Bogotá, na Colômbia, e concluiu o doutorado e o pós-doutorado em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo (USP).
Atualmente, ela é professora na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde coordena o grupo de pesquisa longevidade, envelhecimento e comunicação. Atua ainda na área da gerontologia social e na divulgação científica no Portal do Envelhecimento e Longeviver. Integra também a Rede Iberoamericana de Psicogerontologia.
Para acompanhar o VIDEOCAST Pod Observar, basta acessar o programa pelo canal da Escola no Youtube ou pelo portal do Observatório de Políticas Públicas. No Spotify, é necessário ter uma conta gratuita, com login e senha.