Logo Escola de Contas e Gestão Pública
Busca avançada no site
Link para o site de cursos  da EGC
Menu

Tardes de Conhecimento: como gerar artigo científico a partir de relatório de auditoria

  

Nesta terça-feira (04/11), a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC), em parceria com a Associação de Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (AudTCMSP), realizou a quinta edição deste ano do programa Tardes de Conhecimento. Trata-se dos encontros dirigidos aos auditores para promover a troca de experiências das boas práticas de fiscalização do controle externo e a qualificação profissional, visando debater o tema “Da Prática à Publicação: Transformando Trabalhos de Auditoria em Artigo Científico”. O evento teve transmissão ao vivo pelo canal da Escola no Youtube.

A formação online apresentou um roteiro que o participante deve percorrer para transformar relatórios de auditoria em artigos científicos, abordando desde a escolha do tema até a publicação em revistas especializadas de conteúdo acadêmico existentes no mercado. O encontro reuniu auditores de Controle Externo de diversos Tribunais de Contas, além de servidores de outros órgãos, e interessados em explorar o potencial acadêmico dos relatórios de auditoria.

A palestra tem apoio da Associação Nacional de Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil e foi conduzida por Victor Rafael Fernandes Alves, auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (TCE-RN), onde atua como coordenador de Fiscalização de Pessoal. Na ocasião, ele compartilhou também a experiência como pesquisador e pós-doutor em Direito formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com doutorado em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba.

Durante a palestra, Victor deu dicas úteis e importantes para quem pretende gerar textos acadêmicos com base em relatórios de auditoria. Ele detalhou como os auditores devem proceder para iniciar o trabalho de colocar no papel os relatórios de auditoria com foco na proposta acadêmica. Abordou ainda as noções básicas para esse trabalho; os vínculos de conexão existentes entre auditoria e ciência; a estruturação de artigos a partir de relatórios técnicos; a escolha de revistas e eventos acadêmicos; além de exemplos práticos que demonstram a transição da teoria para a publicação qualificada.

Victor chamou a atenção para os cuidados com os direitos autorais de eventuais citações que o interessado deve tomar ao buscar a transformação do trabalho de auditoria em artigo científico.

A mediação da capacitação dirigida para permitir a troca de experiências sobre as boas práticas de fiscalização do controle externo ficou por conta de Anne Melnikoff, auditora de Controle Externo do TCMSP, que também organizou a iniciativa juntamente com Mariana Cury, coordenadora de Eventos e Cultura da EGC.

O evento integra o eixo temático de Controle Externo e Interno e está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de Qualidade, reforçando o compromisso da EGC com a formação continuada e a valorização da produção intelectual no setor público.

O conteúdo dessa atividade segue disponível para consulta por meio do canal da EGC no YouTube, bem como o registro de diversos outros eventos online promovidos pela Escola de Governo do TCMSP. Além disso, como promotores do programa Tardes de Conhecimento, a EGC e a AudTCMSP já preparam as novas edições voltadas à valorização da carreira de auditor e inovação no controle externo.

Saiba mais sobre a palestra: