Logo Escola de Contas e Gestão Pública
Busca avançada no site
Link para o site de cursos  da EGC
Menu

EGC debate transformação digital urbana, inovação e sustentabilidade

 

A Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCMSP realizou uma palestra virtual para debater o tema “Transformação Digital e o Desafio das Cidades”. Promovido nesta quarta-feira (05/11), o encontro trouxe reflexões estratégicas sobre como a tecnologia pode impulsionar a modernização urbana e enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas provocadas pela ação humana. O evento teve transmissão ao vivo pelo canal da Escola no Youtube.

No momento em que o mundo registra os impactos de inovações como a inteligência artificial, o debate sobre a transformação digital é fundamental para o setor público, diante da demanda por serviços mais eficientes, transparentes e acessíveis e frente aos desafios impostos pela transição climática, que exige das administrações públicas estruturas mais modernas.

Além disso, o evento se justifica pela necessidade de capacitar servidores para acompanhar essa evolução, com liderança e engajamento, visando construir um futuro mais sustentável, resiliente e conectado. A iniciativa teve a participação de servidores públicos, auditores, pesquisadores, estudantes e da sociedade civil.

O evento contou com a participação do palestrante convidado Luiz Paulo de Oliveira Silva, especialista em políticas públicas e Gestão Governamental, atuando como coordenador do Departamento de Adaptação das Cidades à Transição Climáticas e Transformação Digital do Ministério das Cidades, onde coordena iniciativas voltadas à modernização urbana e à adaptação das cidades à transformação digital. A mediação ficou a cargo de Mariana Cury, coordenadora de Eventos e Cultura da EGC.

Durante o encontro, foram abordados temas centrais como a digitalização de serviços públicos; o uso de dados para tomada de decisão; as cidades inteligentes, sustentáveis e resilientes; e, as políticas integradas de planejamento urbano e ambiental.

Luiz Paulo destacou que a transformação digital no setor público vai muito além da adoção de novas tecnologias. Segundo ele, trata-se de uma mudança cultural e estratégica que exige revisão de processos e modelos de governança para atender às demandas da sociedade com mais agilidade e transparência.

O convidado do evento revelou que em breve o Ministério das Cidades vai selecionar 20 cidades, distribuídas nas diferentes regiões do País, para a elaboração das estratégias locais objetivando a transformação digital urbana com apoio financeiro do governo e técnico das universidades de cada região. O resultado desse trabalho subsidiará a edição de um guia de serviços voltado para todos os municípios.

Ao concluir sua apresentação online, Luiz Paulo destacou: “entendemos que com alvos bem definidos e esforços concentrados, as nossas cidades se tornarão ainda mais inteligentes para, com apoio das tecnologias, solucionar problemas concretos, criar oportunidades, reduzir desigualdades e aumentar a resiliência urbana para melhorar a vida das pessoas”.

O evento integrou o eixo temático de controle externo e interno e está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 da ONU – Cidades e comunidades sustentáveis, inteligentes e resilientes, visando tornar os espaços urbanos e as comunidades mais inclusivas e seguras, reforçando o compromisso da EGC com a capacitação contínua e a promoção de debates sobre inovação, governança e sustentabilidade no setor público.

No encerramento do encontro, a mediadora Mariana Cury agradeceu ao palestrante convidado e a todos os participantes e reforçou que a EGC se preocupa em preparar novas iniciativas voltadas à modernização da gestão pública e à construção de cidades mais conectadas e resilientes.

O conteúdo dessa atividade segue disponível para consulta por meio do canal da EGC no YouTube, bem como o registro de diversos outros eventos online promovidos pela Escola de Governo do TCMSP.

Confira a íntegra da palestra: