A Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC), ligada ao Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), participou do XVI Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas (Educontas), que foi realizado nos últimos dias 6 e 7 de novembro, na cidade de Recife. No evento, a EGC foi representada pelo diretor pedagógico, Gilson Piqueras Garcia, e pela coordenadora do Programa Jovem no Controle Social (PJCS), Samira Saleh.
Com o tema “Escolas de Governo: educação profissional, desafios e oportunidades”, o Educontas reuniu representantes das Escolas de Contas, gestores de Escolas de Governo, além de especialistas em controle externo e gestão pública de todo Brasil. O evento deste ano foi promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e coordenado pela Escola de Contas do TCE de Pernambuco. O encontro teve como eixo central “Educação Profissional: Medindo impactos, transformando cenários”, com uma programação formada por palestras, mesas-redondas e oficinas técnicas.
Durante sua realização, o Educontas discutiu práticas e iniciativas voltadas à formação e ao desenvolvimento da educação profissional, sendo que um dos destaques da programação do encontro foi a apresentação de painéis temáticos sobre experiências bem-sucedidas das Escolas de Contas e selecionadas como iniciativas que devem ser reproduzidas no universo das Escolas de Governo em todo o país.
Na oportunidade, o Programa Jovem no Controle Social (PJCS), instituído pela da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCMSP, foi apresentado como exemplo de intercâmbio de boas práticas a ser seguido no âmbito dos painéis temáticos. Os representantes da EGC, Gilson Piqueras Garcia e Samira Saleh, atraíram a atenção de grande número de participantes do Educontas ao explicar detalhes do PJCS, que tem por objetivo promover a participação cidadã e capacitar os estudantes do 8º e 9º anos das escolas públicas e privadas para compreender a gestão dos gastos públicos.
Criado em 2024, o Programa Jovem no Controle Social pretende levar conhecimento sobre o funcionamento do Estado e a fiscalização dos gastos públicos para alunos dos ensinos fundamental e médio, estimulando o exercício da cidadania e a prática do controle social.
A iniciativa oferece formação aos diversos segmentos da sociedade, além de visitas técnicas de escolas públicas ao TCMSP, tendo beneficiado cerca de 500 estudantes de São Paulo desde sua criação.
O PJCS busca ainda incentivar os educadores no desenvolvimento de temas relacionados ao controle social, que levem os jovens a compreender o conceito de orçamento público, os tipos de controle existentes e sua importância para a democracia.
Assista ao vídeo que foi apresentado no Educontas:
Diretor pedagógico da EGC, Gilson Piqueras Garcia
Coordenadora do Programa Jovem no Controle Social (PJCS), Samira Saleh