Ciclo de debates: O impacto da pandemia da Covid-19 na saúde pública em São Paulo
Quinta-feira 04 Novembro 2021, 14:30 - 21:00
impacto pandemia
 
O Observatório de Políticas Públicas do TCMSP promove um ciclo de debates com autoridades públicas, gestores, pesquisadores e professores sobre o impacto da pandemia da COVID-19 em diferentes dimensões da Saúde Pública. As mesas-redondas trarão resultados de pesquisa, relatos de experiência e dados sobre as consequências da pandemia para a população do município e do estado de São Paulo, e do mundo. Dias 4, 11 e 18/11 e 02/12.
 
PROGRAMAÇÃO:
 
DIA 04/11
 
Mesa 1: O enfrentamento à pandemia em São Paulo e os desafios atuais.
Horário: 14h30 às 16h
 
Conselheiro João Antônio (Conselheiro Presidente TCMSP)
Conselheiro Mauricio Faria (Conselheiro Dirigente da EGC/TCMSP)
Conselheiro Eduardo Tuma (Conselheiro Corregedor TCMSP)
Edson Aparecido (Secretário Municipal da Saúde)
Felipe Becari (Presidente da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo)
Xixo/Mauricio Piragino (Diretor Presidente da EGC/TCMSP)
 
 
Mesa 2: Relações Familiares, Saúde Mental e Luto na Pandemia: os desafios ocultos na quarentena
Horário:16h às 18h
Objetivo: A necessária quarentena imposta pela pandemia da Covid-19, desde fevereiro de 2020, nos revelou desafios antes não pensados no cotidiano, dito antes como “normal”. O convívio familiar intenso combinado com o home-office, as crianças e adolescentes em casa, tendo atividades escolares restritas, muitas vezes estressadas, o medo do adoecimento, da morte, a falta de convívio com familiares e pessoas queridas, entre outras questões, trouxe um quadro de empobrecimento geral e, não só do ponto de vista econômico. Esses e outros fatores afetaram as relações sociais de todos e, por consequência, a nossa saúde mental.
 
Mediadora: Daniela Josefa da Silva Freitas - Psicóloga, Psicanalista, Especialista em Semiótica Psicanalítica – PUC-SP. Servidora da Prefeitura do Munícipio de São Paulo desde 2003, afastada para prestação de serviços no TCMSP desde 2015, atualmente integrante da equipe do ETQC.
 
Palestrantes:
 
As Relações Familiares – Os desafios da quarentena e da pandemia
Profa. Michele Donizete Ferreira Borges - Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP - Núcleo de Psicanálise e Sociedade. Graduação em Psicologia pela Universidade Nove de Julho. Participante das Formações Clínicas do Fórum do Campo Lacaniano de SP - FCL/SP desde 2012 e Membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo - FCL/SP desde 2018. Pesquisadora dos NCA - Núcleo de Estudos e Pesquisas de Crianças e Adolescentes e do NUPS - Núcleo de Psicanálise e Sociedade da PUC/SP. Mediadora da Roda de Conversa do Cursinho Popular do Núcleo de Consciência Negra na USP, Curadora e Mediadora do Projeto: Mais Ainda Psicanálise, Literatura e Política. Professora conteudista do curso de Psicologia da UniBrasil e Docente no curso de Psicologia da Faculdade Uni9. Psicanalista Clínica e Institucional.
 
A Saúde Mental na Pandemia
Prof. José Moura Gonçalves Filho - Pesquisador e professor de psicologia social na Universidade de São Paulo. Integra o PAPO, um serviço de apoio psicológico online formado durante a pandemia do coronavírus. Doutorado e Mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Psicologia (USP) Seu tema persistente de investigação corresponde ao que tem designado como humilhação social ou humilhação política. Atualmente é Professor Doutor no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de São Paulo.
 
Os Órfãos da Pandemia e o Luto – Como lidar com as perdas na pandemia?
Profa. Maria Helena Pereira Franco - Pós-doutorado pela Universidade de Londres (London School of Hygiene and Tropical Medicine) e na University College London (Departamento de Psiquiatria). Doutorado e Mestrado pela PUC-SP. Graduação em Psicologia pela PUC-SP. É professora titular da PUC de São Paulo, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clinica e na Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde. Fundadora e coordenadora do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto - LELu, da PUC-SP. Coordenadora do GT Formação e Rompimento de Vínculos na ANPEPP (2005 a 2011). Idealizadora e co-fundadora do 4 Estações Instituto de Psicologia, em São Paulo. Membro do International Work Group on Death, Dying and Bereavement - IWG. Membro da diretoria da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, ANCP (2021-2023), como diretora cientifica. Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar-SBPO. Presidente da Associação Brasileira Multiprofissional sobre o Luto - ABMluto. Autora de livros, capítulos e artigos sobre luto, terminalidade, luto, desastres e emergências, cuidados paliativos.
 
Mesa 3: O impacto da pandemia no perfil de morbimortalidade no contexto municipal, regional e internacional*
Horário: 19h às 21h 

*O evento foi adiado, por razões técnicas e uma nova data será divulgada.

 

Palestrantes:

Indicadores morbimortalidade do MSP (Saúde em Dados) - CEInfo

Alessandra PelliniMédica, especialista em Doenças Infecciosas e Parasitárias (Instituto de Infectologia Emílio Ribas), Mestre e Doutora em Saúde Pública, com ênfase em Epidemiologia (Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo). Médica Epidemiologista na Coordenação de Epidemiologia e Informação (CEInfo) da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Professora Permanente do Curso de Graduação em Medicina – Unidades Curriculares de Saúde Coletiva e Atenção Primária à Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (PPG-CIS) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). 

 

Indicadores de morbimortalidade na pandemia - Contexto das Américas

Rodrigo Guerino Stabeli Foi diretor de pesquisa e inovação do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia - Ipepatro (2006-2009), diretor da Fundação Oswaldo Cruz - unidade de Rondônia (2009-2013), Vice-Presidente, titular da pasta Pesquisa e Laboratórios de Referência, VPPLR (2013-2017). Stabeli coordenou as ações de enfrentamento da Emergência Sanitária de Importância Internacional decretada em 2016, pela Fiocruz. Atualmente exerce o cargo de especialista/pesquisador titular em saúde pública e dirige a Plataforma de Pesquisa em Medicina Translacional - Fiocruz/SP, primeiro escritório técnico da Fiocruz no Estado de São Paulo; é professor Associado do Depto de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (RTP/20) e, docente visitante da Faculdade Medicina de Ribeirão Preto - USP. Stabeli é membro da Academia Brasileira de Ciências (2008) e exerce o mandato de membro ordinário da do CTNBIO (área de saúde humana) e integra o Centro de Operação de Emergência e Catástrofes em Saúde da OPAS/OMS onde coordena o núcleo de vigilância epigenômica.

 

Indicadores de morbimortalidade na pandemia panorama mundial e foco no Brasil

André Médici - Economista sênior em Saúde do Banco Mundial, em Washington. Participou do movimento de construção de SUS no Brasil, atuou como consultor em vários organismos internacionais, mudou-se para Washington em 1996, ocupando cargos em organismos multilaterais (Banco Interamericano de Desenvolvimento, onde se aposentou, e Banco Mundial), conta com mais de 10 livros e 200 trabalhos publicados em diversos idiomas e campos de conhecimento. Graduado em Administração na Fundação Getúlio Vargas (FGV), com mestrado em economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), doutorado em História Econômica na Universidade de São Paulo (USP) e cursos de especialização em seguridade social na Universidade de Harvard. É co-editor do Observatório ANAHP e membro do Conselho do CONAHP.

 

Confira a programação do dia 11/11

Confira a programação do dia 18/11

Confira a programação do dia 2/12

 

Fazer inscrição

 

ciclo debates impacto pandemia dia4

Voltar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!