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Marisa Moura Verdade*

É inegável uma crescente preocupação com as perdas na qualidade dos relacionamentos humanos. Parece que a nossa capacidade de olhar para o outro e reconhecer seus sentimentos está enfraquecendo. Atualmente, fala-se muito sobre o poder da empatia - a capacidade de se colocar no lugar do outro, de sentir o que ele está sentindo e pensando. Segundo especialistas, a maioria das pessoas tem condições genéticas para desenvolver seu potencial empático. No entanto, o exercício dessa capacidade está em declínio há décadas. Hoje em dia, falta empatia e sobra intolerância, bullying e ruptura de amizades.


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Luis Eduardo Morimatsu Lourenço

Neste sentido, contra uma concepção de sujeito desenraizado, abstrato, destacam-se as características fáticas daquele que busca compreender e que, em sua concretude, não é meramente um ente que contempla teórica e desinteressadamente o mundo, mas já parte sempre de todo um horizonte significativo pré-teórico, de toda uma série de pré-compreensões e pré-juízos. O intérprete está ele mesmo inserido no rico “mundo da vida” (lebenswelt), é ele mesmo parte de uma “forma de vida” que o envolve:


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Luis Eduardo Morimatsu Lourenço

É possível traçar paralelos bastante claros entre esta desconfiança ante uma teoria do sentido essencialista - que não enfatiza de maneira devida o plano da facticidade – e o desenvolvimento, em âmbito jurídico, de uma nova percepção acerca da natureza da norma.


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Luis Eduardo Morimatsu Lourenço

De fato, existe toda uma série de pressupostos de ordem filosófica que acabarão por constituir uma teoria do sentido – e, consequentemente, da interpretação – cuja explicitação de fato mereceria uma exposição rigorosamente independente.


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Luis Eduardo Morimatsu Lourenço

PRESSUPOSTOS TEÓRICO-FILOSÓFICOS DAS DOUTRINAS DA INTERPRETAÇÃO TRADICIONAIS 1ª parte
Propomos, neste momento, um breve – e por isto mesmo problemático - desvio pelas tortuosas sendas da Filosofia, que tem como objetivo precípuo o de destacar que a teoria da interpretação jurídica tradicionalmente concebida se edifica sobre uma série de pressupostos de ordem filosófica que estão longe de serem inquestionáveis.


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