Comunicação, 26/04/2024

A Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) foi o local da apresentação do projeto de Indicador de Desenvolvimento Municipal, realizada pelo vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Rui Barbosa (IRB) e conselheiro aposentado do TCEMG, Sebastião Helvécio, nesta sexta-feira (26/4).

sebastao helvecio

A exposição da metodologia do projeto contou com a presença do diretor-presidente da Escola, Ricardo Panato, da coordenadora Observatório de Políticas Públicas (OPP) do TCMSP, Egle Monteiro, da coordenadora adjunta, Harmi Takiya, e de integrantes dos Grupos de Trabalho do OPP, como Suelem Benício, Marian Salles Gomes Bellamy, Danilo Fuster, além de diversos servidores do tribunal.

O Indicador de Desenvolvimento Municipal é uma iniciativa do Sebrae Nacional em parceria com os tribunais de contas para avaliar o desenvolvimento dos municípios. A metodologia tem influência dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização da Nações Unidas (ONU), e iniciativas da OCDE.

A apresentação feita pelo conselheiro Sebastião Helvécio contextualizou a aplicação da metodologia nos cenários de desenvolvimento. O trabalho será realizado com base em diagnósticos, planejamento, estudos preliminares, quesitos e consultas relacionadas ao tema. A proposta visa acompanhar os avanços da gestão municipal com base em oito dimensões: Sanitário, Cultural, Democrático, Energético, Ambiental, Econômico, Social e Institucional.

O conselheiro informou que visitará todos os tribunais de contas brasileiros para apresentar o indicador, que deverá ser consolidado e apresentado durante o Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, no fim do ano.

indicador de desenvolvimento municipal todos

egle danilo