A Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC), em parceria com a Associação de Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (AudTCMSP), promoveu quinta-feira (25/4) uma nova edição do projeto Tardes de Conhecimento. A palestra do diretor do Departamento de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Fábio Correa Xavier, enfocou a criação da ANIA, a plataforma de Inteligência Artificial (IA) generativa desenvolvida naquele tribunal. O evento foi transmitido ao vivo e on-line por meio do canal da EGC no Youtube.

TARDES DE CONHECIMENTO IA

A abertura do Tardes de Conhecimento teve participação da presidente da AudTCMSP, Roberta Barbosa, que destacou que o programa existe há cinco anos e que este primeiro encontro do ano é comemorativo pelo Dia do Auditor, festejado anualmente em 27 de abril. Roberta acrescentou que a instituição segue promovendo debates sobre temáticas de interesse do corpo de auditores de tribunais de contas espalhados por todo o país. O Tardes de Conhecimento tem apoio da Associação Nacional de Auditores de Controle Externo, da EGC e do TCMSP.

A escolha do tema dessa edição se deveu à crescente utilização de Inteligência Artificial em etapas de coleta de dados, otimização de processos internos e identificação de riscos para o exercício do Controle Externo que tem protagonizado debates em Tribunais de Contas por todo sistema nacional. Considerando o avanço dessa tecnologia no mundo, a apresentação virtual visou abordar o emprego da IA como instrumento para auxiliar na rotina de auditores de Controle Externo. A ferramenta generativa pode ajudar equipes a automatizar as tarefas, acelerar a inovação e melhorar a produtividade no trabalho.

Para tratar do tema, o convidado do Tardes de Conhecimento foi o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação do TCESP, Fábio Correa Xavier, que acumula mais de 30 anos de experiência em tecnologia e segurança da informação. Com sólida formação acadêmica, é mestre em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (USP), com MBA em Gestão Executiva de Negócios pelo IBMEC e especialização realizada no Japão. Sua expertise é ampliada por uma série de pós-graduações, além de renomadas certificações internacionais. É autor de diversas obras referências em tecnologia, inovação, digitalização e LGPD, cujo reconhecimento se dá pelos prêmios recebidos, além de ser palestrante de destaque em eventos nacionais e internacionais.

Além de tratar da ANIA, a plataforma de Inteligência Artificial generativa criada pelo TCESP, Fábio Correa Xavier destacou a evolução da IA e o que a ferramenta pode fazer para o Controle Externo. “Os primeiros registros históricos apontam que a Inteligência Artificial surgiu de forma precária na década de 1950, apresentou desenvolvimento mais amigável entre os anos 2000 e 2020, e em 2022 aparece a criação da IA generativa, representada pelo ChatGPT, que democratizou a IA para o mundo todo. Nesse sentido, a IA pode revolucionar o Controle Externo, o Interno e até o Controle Social exercido pelos tribunais de contas”, afirmou ele.

Em seguida, Fábio Correa Xavier apresentou exemplos do que avalia como avanços no uso da IA para revolucionar o trabalho na área do Controle Externo: análise de grandes volumes de dados; detecção de fraudes; otimização dos processos; monitoramento em tempo real; análise de textos; predição de riscos; interação com o público, análises de imagens, vídeos e acompanhamento das redes sociais; e, treinamento e aprimoramento constantes das equipes de auditoria.

Segundo o palestrante, “o TCESP vem avançando na modernização de suas atividades com o lançamento da ANIA, ferramenta baseada na tecnologia do ChatGPT. Atualmente o tribunal coloca à disposição de seus auditores cinco módulos da ferramenta de Inteligência Artificial generativa: ANIA Pdf; ANIA Legis; ANIA Chat; ANIA Dados; e ANIA Sei. Por meio de seu avançado poder de processamento, a ferramenta analisa o documento ou o texto, trata do conteúdo de arquivos, fornece resumos concisos e estrutura a resposta em tópicos relevantes. O objetivo é simplificar e acelerar a análise de documentos e processos, com segurança e mantendo a privacidade das informações, pois os dados permanecem protegidos dentro do ambiente controlado do TCESP”.

A mediação do encontro ficou sob a responsabilidade de Gabriel Rezende Lourenço de Azevedo, auditor de Controle Externo do TCMSP, que é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (FEA/USP) e integrante da Coordenadoria VIII da Secretaria de Controle Externo, voltada à fiscalização de contratos de Tecnologia da Informação do TCMSP.

De acordo com o mediador, “as soluções mais recentes de IA generativa têm se destacado como a mais disruptiva das evoluções tecnológicas atuais, na medida em que possibilitam o desenvolvimento de ferramentas de apoio em diversas frentes da operação humana, sendo o ChatGPT o mais conhecido do público. Essa tecnologia pode ser adequada ao contexto específico, como na atividade de auditoria de controle externo”.

As diversas perguntas dos participantes foram encaminhadas através do canal da EGC no Youtube. O diretor do Departamento de Tecnologia da Informação do TCESP, Fábio Correa Xavier, agradeceu a oportunidade e se colocou à disposição para novas participações no projeto Tardes de Conhecimento. No encerramento do encontro, o palestrante e o moderador apresentaram suas considerações finais, destacando a importância do evento on-line ao facilitar a troca de informações e experiências.

Essa atividade, bem como o registro de diversos outros eventos, permanece disponível para consulta na página do Youtube da EGC do TCMSP.

Veja aqui a íntegra da palestra: