Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

A violência na sociedade brasileira se manifesta das mais diferentes formas, estando presente no cotidiano das pessoas e nas mais diversas esferas de nossa estrutura social. Trata-se de um problema complexo e estrutural, pois, para além do varejo, a criminalidade está cada vez mais organizada, penetrando inclusive nas próprias instituições de Estado.

Encontros plurais banner

Diante desse quadro, o Programa Encontro Plurais trará em sua próxima edição, dia 16 de maio, às 10 horas, uma entrevista com o cientista político, jornalista e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) Bruno Paes Manso. Com grande profundidade, Bruno tem se dedicado a estudar algumas manifestações desse fenômeno, sobretudo o que aflige as camadas mais humildes da sociedade, mostrando, porém, como essa criminalidade se espraia por outras camadas da população, muitas vezes penetrando nas esferas institucionais do poder e tornando-se uma ameaça ao próprio Estado Democrático de Direito.

Entre as obras que Bruno Paes Manso publicou, decorrentes de seus trabalhos de pesquisa, destacam-se “A República das Milícias: Dos Esquadrões da Morte à Era Bolsonaro”, que trata das disputas territoriais entre milícias no Rio de Janeiro, e, mais recentemente, “A Fé e o Fuzil: Crime e Religião no Brasil do Século XXI”.

Será uma oportunidade de refletir sobre as dimensões que a violência sistêmica adquiriu no país e pensar em possíveis meios para enfrentá-la, antes que provoque a própria falência das instituições públicas.

A entrevista com Bruno Paes Manso será conduzida pela jornalista Angélica Fernandes e será feita ao vivo no auditório da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

Programa Encontros Plurais
Entrevistado: Bruno Paes Manso, doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), jornalista e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP
Entrevistadora: Angélica Fernandes
Quando: 16 de maio