Comunicação, 02/05/2024

A Escola de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo está com inscrição aberta e gratuita para o curso de extensão on-line “Jovem no Controle Social: Educação, Cidadania e Controle Social”, que acontece no dia 23 de maio, com prosseguimento nos dias 4, 11, 18 e 25 de junho, sempre das 17h às 20h. Essa formação integra a primeira etapa do Programa Jovem no Controle Social ministrado pela Escola. O evento on-line terá transmissão pelo canal do Youtube da EGC.

banner programa jovem controle socialNa oportunidade, os participantes poderão compreender como funcionam os mecanismos de controle social, tratando da origem dos recursos públicos; como é feito o orçamento público; os tipos de controle existentes na legislação brasileira e quais os órgãos de controle brasileiros e sua importância para a democracia. O Brasil registra avanços nessa área com a criação das Ouvidorias, dos Portais da Transparência e da Lei de Acesso à Informação.

O Programa Jovem no Controle Social da EGC considera que a educação tem papel fundamental na construção da consciência cidadã de jovens e da sociedade civil em geral. É que o conhecimento sobre a gestão das políticas sociais acaba implicando no fortalecimento da participação popular.

Entre os destaques estão a educação voltada para o Controle Social, políticas públicas e cidadania no exercício do controle social, atuação do gestor público e suas responsabilidades, entre outros temas. O Programa prevê visitas guiadas de estudantes de escolas públicas de São Paulo dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e Médio.

Para debater essa temática, a EGC recebe as palestrantes Eloísa Maia Vidal e Simone Cardoso Rufca, respectivamente dos Tribunais de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) e do Paraná (TCE-PR). A organização do curso é da professora doutora Antonia Conceição dos Santos e da professora Me Samira Saleh.

A formação virtual terá a participação dos instrutores da EGC André Galindo da Costa; Helen Steffen; Luís Eduardo Morimatsu Lourenço; Gilson Piqueras Garcia; Samira Saleh; Sílvio Gabriel Serrano Nunes e Suelem Lima Benício.

Acesse aqui para mais informações e inscrição gratuita.