Assessoria de Imprensa, 18/05/2020

A Escola de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) realizou, nesta sexta-feira (15/05), a primeira banca virtual de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de pós-graduação “Especialização em Gestão e Controle Externo das Contas Públicas”.

O tema abordado foi “Auditoria Operacional do Tribunal de Contas do Município de São Paulo” e desenvolvido pelos alunos Aloísio Paulo Marcone, Jardel Soares Fernandes, Maria do Socorro Almeida Nascimento e Paula Heloísa da Silva Ribeiro. Compuseram a banca avaliadora o coordenador da Pós-Graduação da EGC-TCMSP e orientador do TCC, André Galindo; entre as examinadoras, estiveram presentes a professora doutora Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz e a professora da Escola de Contas da Instituição, Suelem Lima Benício.

O grupo teve 20 minutos para realizar a apresentação, que consistia em analisar como estão sendo construídas as iniciativas do TCMSP para o desenvolvimento da auditoria operacional a partir do ano de 2019. A técnica utilizada foi um estudo de caso, tendo como base a discussão sobre os registros normativos do Diário Oficial da Cidade de São Paulo e o site oficial da instituição para tal atividade, além de análises das entrevistas com conselheiros e técnicos da Corte de Contas.

Após a apresentação, o grupo ouviu as considerações da banca avaliadora de professores e pôde responder aos questionamentos levantados pelos examinadores. A professora Maria do Carmo Meireles afirmou que o trabalho é rico em conhecimento e deve gerar outros artigos. “Queremos que os alunos que tiveram a oportunidade de realizar um curso gratuito, sistematizem e disseminem para outras pessoas essa temática que é pouco conhecida”, disse ela.

A professora da Escola de Gestão e Contas do TCMSP, Suelem Lima Benício, destacou o trabalho árduo de pesquisa realizado pelo grupo. “De fato, fizeram um exercício de experimentar. Efetivamente, lemos o texto e enxergamos trabalho e isso é muito bom”, concluiu a professora.

O orientador do trabalho, André Galindo, apontou que a banca é um processo de aprendizagem que dá um amadurecimento muito grande ao grupo e destacou o ponto alto do trabalho. “Achei muito rica a entrevista realizada com os auditores e é a grande inovação dentro desse tema. Nunca tinha visto algo do tipo na discussão de auditoria operacional do TCMSP”. O grupo foi avaliado com nota 9,5 pela banca examinadora e a média de TCC é 9,0.

Coordenador da Pós-Graduação da EGC-TCMSP e orientador do TCC, André Galindo

A professora doutora Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz