Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

*José Frederico Meier Neto

Até o final do século XX, a atividade econômica de um país ou de uma região era vinculada diretamente ao seu capital físico (nível de desenvolvimento tecnológico de suas máquinas, equipamentos e instalações) e ao seu capital intelectual (nível de conhecimento técnico – científico de sua população).

Quanto maior o nível do capital físico e do capital intelectual de um país ou região, maior a sua atividade econômica, com relação direta com a qualidade dos produtos e serviços produzidos.

Com o advento da internet, a economia passa a contar agora com as redes sociais, que são, de maneira simplificada, os contatos de pessoas e/ou grupos sociais através da rede mundial de computadores.

Os contatos sociais através da referida rede ajudam as pessoas a melhorar suas qualificações, o acesso à informação torna-se mais fácil e rápido, as interações sociais provocam melhora da produtividade geral e facilitam a cooperação entre grupos, com ganhos substanciais para as pesquisas e desenvolvimento tecnológico.

As atividades de propaganda e marketing das empresas estão cada vez mais voltadas às redes sociais pela facilidade de divulgação dos produtos e serviços, baixo custo, permeabilidade em vários nichos sociais e velocidade da informação.

Dados sobre a qualidade e desempenho de produtos e serviços são rapidamente explicitados pela rede, provocando por parte das empresas uma busca contínua de aperfeiçoamento de suas atividades.

Podemos concluir, portanto, pela observação dessa nova forma de comunicação que está se proliferando a partir do início deste século XXI, que as redes sociais são tidas hoje como elementos significativos para o desempenho econômico de um país ou de uma região, pois contribuem diretamente para o desenvolvimento dos seus capitais físicos e intelectuais.

 

*José Frederico Meier Neto, engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da USP, com Pós Graduação em Administração Industrial e Finanças Empresariais.
É Assessor Técnico e Professor de Avaliação Econômica de Projetos Governamentais da Escola de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.
Dezembro de 2017


Os artigos aqui publicados não refletem a opinião da Escola de Contas do TCMSP e são de inteira responsabilidade dos seus autores.