Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

*Carlos Fernandes

260 toneladas por mês. Este é o volume de resíduos que deixa de ir para os aterros sanitários, graças ao projeto Feiras e Jardins Sustentáveis, que desenvolvemos na Prefeitura Regional da Lapa, em parceria com a Inova e a Amlurb - Autoridade Municipal de Limpeza Urbana. São restos de alimentos de 52 feiras livres da nossa região e de outras, como Casa Verde, Freguesia do Ó, Butantã e Pinheiros, que ao invés de lotar os aterros são transformados em adubo para o solo.

Todo esse material orgânico é somado aos resíduos de poda e a palhas de transporte de frutas e encaminhado para o nosso pátio de compostagem. Lá passam por um processo baseado em método inovador criado pela Universidade Federal de Santa Catarina e o Cepagro (Centro de Promoção e Estudos da Agricultura de Grupo). O material é separado e depositado em canteiros que tecnicamente são chamados de leiras. Em seguida, os resíduos são cobertos por camadas de palha de grama, propiciando o surgimento de bactérias e fungos que degradam a matéria orgânica de forma controlada, sem exalar mau cheiro ou atrair insetos.

O resultado é a produção de 52 toneladas de adubo por mês, que são utilizados nos plantios em áreas públicas da cidade ou doados à população. Parte vai também para a produção de mudas que complementa o trabalho por lá. São cerca de seis mil mudas por mês, utilizadas em áreas públicas ou doadas, assim como o composto.

Este projeto é um exemplo de como o poder público pode ser eficiente e inovador. A compostagem resolve vários problemas e evita a emissão de toneladas de CO2 para a atmosfera. É uma ideia que nasceu quando estava à frente da Subprefeitura da Lapa na gestão Kassab e para a qual estamos dando corpo e escala nessa gestão.

A proposta do prefeito João Doria é expandir criando outros pátios para a cidade, até que a coleta possa atingir todas as mais de 800 feiras que atendem a nossa população.

O pátio de compostagem tem ainda um caráter educativo. Recebemos turmas de escolas para conhecer as leiras e entender o processo. É uma ótima forma de falar com eles sobre o lixo que geram e os impactos que podem deixar no planeta.

Na gestão pública muita coisa perece impossível, mas não é. O que precisamos é criatividade e vontade para executar. Com essa fórmula a conclusão vai ser sempre positiva!

Quem se interessou pode agendar uma visita e conhecer o pátio de compostagem que fica na Avenida José Maria de Faria, 487 – Lapa de Baixo.


*Carlos Fernandes é Prefeito Regional da Lapa. Blog: carlosbfernandes. blogspot.com. br.


Os artigos aqui publicados não refletem a opinião da Escola de Contas do TCMSP e são de inteira responsabilidade dos seus autores.