Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Assessoria de Imprensa, 05/04/2019

Nas palavras do novo conselheiro dirigente da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), Maurício Faria, a Escola abre hoje, dia 5 de abril, um novo capítulo de sua história com a chegada do novo diretor da entidade, Maurício Piragino, e do chefe de Gabinete, Marcos Barreto. Os dois gestores substituem respectivamente o sociólogo Jessé Souza, que ficou à frente da entidade nos últimos dois anos, e Carlos Eli Gonçalves. “Foi uma escolha bem pensada e em consonância com a Presidência do Tribunal. Os dois novos dirigentes têm grande experiência na área pública”, ressaltou o conselheiro Maurício Faria na apresentação de Maurício Piragino, mais conhecido como Xixo, e de Marcos Barreto aos servidores da Escola de Contas.

 

 

Em sua fala, o conselheiro dirigente da Escola lembrou que Xixo Piragino tem uma trajetória qualificada e um currículo brilhante. Entre uma série de atividades importantes que desenvolveu, teve participação destacada na Escola de Governo, instituição que atuou em São Paulo durante mais de 20 anos, criada por iniciativa dos professores Fábio Konder Comparato, Maria Victoria Benevides e Claudineu de Melo, no intuito de formar cidadãos e dirigentes engajados na defesa de políticas públicas em favor da Cidadania e do Estado Democrático de Direito. "Xixo participou diretamente de toda essa trajetória da Escola de Governo, inclusive como responsável máximo pela entidade nos últimos anos", destacou o conselheiro Maurício Faria.

A recepção dos servidores da Escola de Contas foi calorosa. Praticamente todos os funcionários e professores prestigiaram a apresentação dos dois novos responsáveis pela direção da instituição de ensino do Tribunal de Contas do Município. Marcos Barreto fez questão de conhecer cada um, apresentando-se em seguida. "O convite para participar da Escola foi fantástico. Primeiro porque minha experiência profissional tem esses dois campos, o privado e o público, mas meu coração sempre pulsa mais pelo público", declarou o novo chefe de Gabinete. "É no setor público que vejo condições de melhorarmos a cidade e o país. Na iniciativa privada você se prende a um objetivo final muito pequeno. Outro ponto que motivou minha vinda foi a experiência de estar em uma ilha de excelência na interface com o setor público, uma entidade extremamente qualificada. E, para mim, a Educação é fundamental", completou. Entre diversas atividades profissionais, o economista Marcos Barreto possui vasta experiência no setor público. Além de subprefeito da Sé, foi diretor da Emurb (Empresa Municipal de Urbanização) e secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano na gestão de Marta Suplicy.

O psicólogo Xixo Piragino agradeceu a todos os presentes pela recepção dada e também expressou sua satisfação pelo convite recebido. "A Educação, como filho de professores, sempre fez parte de minha vida”, destacou Xixo, declarando-se lisonjeado por desenvolver novamente projetos no âmbito pedagógico. "Temos um potencial enorme nesta Escola. O desafio que me motivou foi exatamente realizar coisas que na Escola de Governo não fazíamos porque não havia a estrutura que encontramos aqui", afirmou.

Por fim, Xixo fez questão de contar aos novos colegas os elogios que ouviu de antigos alunos da Escola de Contas. "Gostei muito de conversar com algumas pessoas que estudaram aqui e fizeram elogios ao alto nível dos cursos ministrados”, frisou ele, citando o caso de uma servidora pública, com cargo de chefia, que afirmou ser o curso acompanhado por ela na Escola do TCMSP tão ou mais qualificado que outro que havia cursado na Fundação Getúlio Vargas, uma entidade reconhecidamente de excelência. “Isso é um ótimo feedback", destacou o novo diretor da Escola.

O Conselheiro Dirigente da Escola de Contas do TCMSP, Maurício Faria. 
O Conselheiro Dirigente da Escola de Contas do TCMSP, Maurício Faria.

Xixo Piragino, o novo diretor da Escola de Contas.
Xixo Piragino, o novo diretor da Escola de Contas.

Marcos Barreto é o Chefe de Gabinete. 
Marcos Barreto é o Chefe de Gabinete.

Os novos dirigentes da entidade foram apresentados aos servidores em evento no dia 5 de abril.
Os novos dirigentes da entidade foram apresentados aos servidores em evento no dia 5 de abril.

O evento foi realizado em uma sala da Escola de Contas. 
O evento foi realizado em uma sala da Escola de Contas.

Xixo, Maurício e Marcos após a apresentação.
Xixo, Maurício e Marcos após a apresentação.