Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Assessoria de Imprensa, 21/05/2019

Na tarde de sexta-feira (17/05), foi realizado, no auditório da Escola de Contas do TCMSP, evento em comemoração ao Dia do Auditor do Controle Externo, com o objetivo de reciclar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos relativos à realização de auditorias, promovendo a discussão e a disseminação de novas experiências. A mediação ficou por conta do professor Valmir Leôncio e o debate realizado em parceria com o Sindilex e a Academia Paulista de Contabilidade.

Fizeram parte da mesa debatedora o auditor de controle externo do TCMSP, Eduardo Antônio de Oliveira; o vereador da Câmara Municipal de São Paulo, Paulo Batista dos Reis; e a ex-presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, Ângela Zecchinelli Alonso.

Leôncio abriu a tarde de discussões celebrando a importância do evento para os auditores. “Se não fossem esses profissionais, não existiria Tribunais de Contas, afinal, a razão da existência deste órgão é a fiscalização”. O dia do auditor do controle externo é 27 de abril e a escolha desta data pela classe remete ao ano de 1893, em que o então ministro da Fazenda do governo do Marechal Floriano Peixoto, Serzedello Corrêa, deu exemplo de coragem ao enfrentar o Poder Executivo contra o Tribunal de Contas da União em defesa da moralidade na administração.

O auditor do TCMSP, Eduardo Antônio de Oliveira, deu um panorama da criação da Associação dos Servidores do Tribunal (ASTCOM) e do Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal e Tribunal de Contas do Município de São Paulo (Sindilex), este em um período em que a Instituição passava por um momento turbulento. “Na esfera municipal, havia um projeto de lei nº 02/99 do vereador Pierre de Freitas. Ou seja, tínhamos todo um contexto em que o papel do Tribunal era muito questionado e o papel do auditor era sequer compreendido ou conhecido”.

Eduardo disse que a associação dos servidores, em um primeiro momento, gerou alguns incômodos, mas que ainda assim se mostrou um acerto. “Foi de extrema importância para a nossa autoafirmação em um momento em que a sociedade inteira estava nos questionando, mas nos dedicamos à causa”. Também falou da importância do Sindilex para o fortalecimento da classe de servidores do TCMSP. “Tem um papel importante e relevante junto à sociedade de uma maneira geral”, afirmou.

Em seguida, foi a vez do vereador Paulo Batista dos Reis falar sobre o projeto que tramita na Câmara Municipal sobre o Dia do Auditor e também da mudança da nomenclatura da função. Ele reconheceu o papel destes profissionais para a auditoria pública. “É de suma importância para a prefeitura desenvolver os seus trabalhos e as suas responsabilidades com as finanças da cidade e não produzir prejuízos”, afirmou.

O vereador falou do projeto Nº 188/2019, de autoria do Tribunal de Contas, que muda os cargos de agente de fiscalização, auxiliar-técnico de fiscalização e auxiliar de apoio à fiscalização, auxiliar-técnico de controle externo e auxiliar de controle externo. “Em relação a este projeto, nós vamos fazer gestão para que ele possa passar na CCJ e, com isso, seja submetido a um congresso de comissão junto ao presidente da Câmara, Eduardo Tuma, para que tramite de forma rápida”.

Por fim, Ângela Alonso falou sobre a relação entre auditoria e contabilidade. Para ela, o objetivo das auditorias é aumentar o grau de confiança das demonstrações contábeis. Também trouxe conceitos sobre quem seria o auditor independente. “Algumas habilidades são exigidas ao auditor nos exames de qualificação técnica: noções de direito, matemática, estatística, princípios de contabilidade, ética e legislação profissional”.

Alonso falou sobre as mudanças no fluxo de auditoria, que aconteceram a partir de 2010. Mudaram-se as normas, tornaram-se mais simples de serem compreendidas, pois são baseadas em riscos que pressupõem três momentos: a avaliação dos riscos de emitir uma opinião inadequada, resposta aos riscos e a emissão dos relatórios. “Para isso funcionar, é preciso conhecer a empresa que será auditada e o planejamento precisa ser muito bom, porque quando ele chegar lá no final do trabalho, eu não tenha dúvida de que falte algo para ser analisado. É a parte mais importante da auditoria”.

Ao final, servidores do TCMSP fizeram perguntas à mesa debatedora e os palestrantes receberam certificado de participação no evento.

Clique aqui e confira a palestra, disponível na íntegra: 

Samira Saleh foi a mestre de cerimônia do evento de sexta-feira (17)
Samira Saleh foi a mestre de cerimônia do evento de sexta-feira (17)

Valmir Leôncio foi o mediador e abriu a tarde de discussões celebrando a importância do evento para os auditores
Valmir Leôncio foi o mediador e abriu a tarde de discussões celebrando a importância do evento para os auditores

O auditor Eduardo Antônio de Oliveira disse que a associação dos servidores se mostrou um acerto
O auditor Eduardo Antônio de Oliveira disse que a associação dos servidores se mostrou um acerto

O vereador Paulo Batista dos Reis falou sobre o projeto que tramita na Câmara Municipal sobre o Dia do Auditor
O vereador Paulo Batista dos Reis falou sobre o projeto que tramita na Câmara Municipal sobre o Dia do Auditor

Ângela Zecchinelli Alonso falou sobre a relação entre auditoria e contabilidade
Ângela Zecchinelli Alonso falou sobre a relação entre auditoria e contabilidade

Os integrantes da mesa debatedora receberam certificados de participação no evento
Os integrantes da mesa debatedora receberam certificados de participação no evento