Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Assessoria de Imprensa, 03/06/2019

Mediada por Moacir Assunção, aconteceu no auditório da Escola de Contas, na sexta-feira (31/05), a palestra sobre o livro “Lampião & Maria Bonita”, escrito por Wagner Barreira. A obra conta a história do cangaceiro com sua mulher, cuja pesquisa fez o autor viajar pelo interior nordestino e chegar até Aracaju, onde entrevistou a neta da figura mitológica brasileira, no intuito de criar a narrativa.

Uma viagem que se iniciou em Recife, capital pernambucana, percorreu cidades sertanejas até a capital do Sergipe, e, no caminho, visitou monumentos atuais, que narram a história de Lampião e Maria Bonita. Foi assim que Wagner entendeu o que é um lampião: uma pessoa que não tem casa, é nômade e, principalmente, conhece muito bem seu território. Uma vantagem que o cangaceiro tinha afinal seu pai era da região e a apresentou muito bem, quando o personagem brasileiro era ainda uma criança.

“O lampião faz parte da mitologia brasileira”, continuou o escritor ao explicar o motivo pelo qual as pessoas não sabem se deveriam enxergá-lo como herói, vilão ou mito. Mas garante que a dúvida só acontece por conta de sua personalidade marcante e complexa, já que – num mesmo homem – encontravam-se características louváveis e outras que chegavam a apavorar a população.

Ao ser questionado sobre a razão que o levou a escrever e pesquisar sobre Lampião, Wagner Barreira disse que estava à procura de uma figura única e que, para ele, é exatamente o que o personagem representa. Também contou que ficou impressionado com a quantidade de obras existentes sobre a história do cangaceiro.

Toda a trajetória de Barreira, durante a realização da obra, está registrada no livro. Desde o início, em Recife, até o seu final, em Aracaju, ponto de encontro com a neta de Lampião.

A palestra contou com a presença de pesquisadores e demais interessados pelo tema. Havia, inclusive, uma pessoa trajando as vestimentas típicas de cangaceiro. Ao final da apresentação, foram feitas perguntas pelo público presente, além da troca de experiências com os participantes do encontro.

Wagner Barreira, idealizador do livro
Wagner Barreira, idealizador do livro "Lampião e Maria Bonita"

Moacir Assunção, moderador do evento
Moacir Assunção, moderador do evento

Participação da plateia no lançamento do livro
Participação da plateia no lançamento do livro

Entrega de certificado
Entrega de certificado

Participantes da roda de conversa
Participantes da roda de conversa