Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Assessoria de Imprensa, 29/11/2019

O chat, as redes sociais, os posts, os comentários e os sites de busca inspiraram o terceiro CD, ALGORRITMOS, da banda Filarmônica de Pasárgada, a oitava atração da série Concertos Didáticos 2019, exibida na sexta-feira (29/11) no auditório da Escola de Gestão e Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). O projeto é uma parceria do Tribunal com a Secretaria Municipal de Cultura e a Câmara Municipal de São Paulo.

O grupo, com sete integrantes, tem dedicado seu novo trabalho à musicalidade a partir da linguagem da internet e da relação humana com o computador. O show tem um tanto de teatralidade e várias brincadeiras com trocadilhos cantados. Entre as canções apresentadas estavam “Videokê”; “144 carácteres”, uma homenagem ao Twitter; “Estudando Tom Zé”; “Virada Cultural”; “Falta De”; “O seu tipo”, “Fiu fiu”, entre outras.

A banda surgiu, mais ou menos, em 2008, quando o vocalista, compositor e violonista, Marcelo Segreto, estava na faculdade de Música da Universidade de São Paulo (USP). "No segundo ano da faculdade tive essa ideia de tentar montar um grupo com os amigos de lá, usando instrumentos variados para fazer as minhas canções", lembrou.

Segreto disse que os músicos tocavam muito pelo “bandejão” da faculdade. “A gente, inclusive, adorava tocar no bandejão porque tocava na frente da fila. Então não tinha como as pessoas saírem porque, se saíssem, ficaram fora da fila e não iriam almoçar."

É o idealizador da banda que compõe as canções, faz os arranjos e ensaia com o grupo para gravar o disco. Além dele, participam da banda Paula Mirhan, voz e efeitos; Renata Garcia, clarinete; Luciana Supino, fagote; Bruna Barrone, bateria; Migue Antar, contrabaixo; e André Teles, laptop.

“A gente gosta muito de experimentar coisas, tanto musicalmente quanto na letra ou mesmo nos instrumentos”, ressaltou Segreto. Por isso, pediu para cada um dos integrantes explicarem seus instrumentos para o público. Luciana Supino, por exemplo, demonstrou como o fagote é o instrumento mais grave, mais pesado. Já André Teles contou que usa o computador como ferramenta para produzir efeitos e processar sons.

No próximo ano a banda lança um disco inspirado na cidade de São Paulo. Algumas músicas que farão parte do novo CD foram tocadas nos Concertos, como “Virada Cultural”, que surgiu da experiência da tia de Segreto com as atrações da Virada, e “Falta De”, composta quando da crise hídrica que afetou a cidade de São Paulo.

Estavam no auditório as escolas E.M.E.F. Wanda Ovídio e E.M.E.F. Brasil Japão.

A última apresentação da série Concertos Didáticos 2019 acontece em 13 de dezembro, também no auditório da Escola de Gestão e Contas das 12h30 às 13h30, e contará com o talento dos irmãos Ná e Dante Ozzetti.

Djair Galvão, assessor da Presidência do TCMSP


Marcelo Segreto, vocalista, compositor e violonista


Renata Garcia, clarinete


Luciana Supino, fagote


Bruna Barrone, bateria


André Teles, laptop


Migue Antar, contrabaixo


Paula Mirhan, voz e efeitos


Estavam no auditório as escolas E.M.E.F. Wanda Ovídio e E.M.E.F. Brasil Japão, além de servidores e público externo


Os alunos interagiram com os músicos no final da apresentação


Alguns também tiraram fotos e pegaram autógrafos