Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Assessoria de Imprensa

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a obesidade como uma doença crônica que está entre os principais problemas de saúde pública no mundo.

 

No dia 4 de março, as campanhas sobre o tema e as iniciativas para conscientização da população acontecem simultaneamente em vários países, nessa data consagrada como “Dia Mundial de Prevenção à Obesidade”.

 

No Brasil, a obesidade atinge uma em cada cinco pessoas adultas, de acordo com os dados da pesquisa recente realizada pelo Ministério da Saúde.

 

Os retratos da doença no País também mostram o crescimento do número de crianças e jovens obesos. Na faixa etária entre 5 e 19 anos, 13% dos meninos e 10% das meninas desenvolveram a doença.

 

Entender a obesidade como doença ajuda a desmistificar a ideia de que a dificuldade para perder peso está relacionada à falta de força de vontade do indivíduo.

 

O tratamento da obesidade geralmente é realizado com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar e inclui mudanças no estilo de vida e no comportamento, reeducação alimentar e, em alguns casos, o acompanhamento psicológico.

 

O Sistema Único de Saúde oferece atendimento gratuito para adultos, jovens e crianças.