Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Assessoria de Comunicação, 22/11/2023


A Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) realizará até o final de 2023 seis oficinas gratuitas em parceria com a Coordenadoria de Governo Aberto, que faz parte da Secretaria Executiva de Relações Institucionais da Casa Civil da Prefeitura de São Paulo. O objetivo da iniciativa é fortalecer e fomentar a participação cidadã na gestão pública, a transparência dos dados governamentais e o conhecimento das políticas públicas na cidade de São Paulo.

oficinas novembro

As três primeiras oficinas serão realizadas já neste mês de novembro. É o caso da oficina denominada “Você Habita Sampa: Classificando e Caracterizando o território - Utilizando o Habita Sampa Mapa”, que vai acontecer na terça-feira (28/11), das 14h às 16h30. A formação permitirá aos participantes navegar pelo site “Habita Sampa Mapa”, com foco nas camadas disponíveis na cartografia de forma entender seu contexto; com apresentação do zoneamento da cidade, segundo a legislação vigente, entre outras atividades.

A responsável pelo curso será Denise Bergamo da Rosa, formada em Serviço Social pela Universidade Federal de Ouro Preto e especialista em Planejamento Urbano pela UNIFESP, com participação em aperfeiçoamento do Controle Externo de Políticas Públicas pelo TCMSP.

Outra oficina que ocorrerá na terça-feira (28/11), das 19h às 21h30, tem como tema “Discursos em disputa: conceitos e práticas da cartografia social para mobilização e participação”. A oficina visa introduzir o universo da cartografia social a partir dos conceitos de cartografia, território, mapeamento participativo e dados abertos e da produção on-line.

O curso será ministrado por Leonardo Rafael Musumeci, arquiteto e urbanista, bacharel e licenciado em Filosofia, especialista em Meio Ambiente e Sociedade, doutorando em Saúde Pública, diretor adjunto do Instituto dos Arquitetos do Brasil em São Paulo, docente MBA Cidades e Inovações e bolsista do CNPq.

Entre os cursos ofertados pela EGC com inscrições abertas está a oficina “De Repente 2030: a Década da Ação para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas cidades”, que vai acontecer no dia 30 novembro, das 10h às 12h30, sob a modalidade on-line. A formação alerta: “Já estamos na metade do caminho para 2030, e o que temos diante de nós ainda é uma estrada esburacada: falta muito para atingirmos os ODS".

Quer entender a importância da Agenda 2030 e como as cidades ao redor do mundo estão fazendo para atingi-la e refletir sobre as interfaces entre as Relações Internacionais e a formulação de políticas públicas? A resposta a essa questão vai ser discutida por Gabriela Beira, mestre em Relações Internacionais, que atuou na elaboração da Agenda Municipal 2030 de São Paulo e desde 2019 trabalha e pesquisa o tema dos ODS nas cidades.

Para fazer sua inscrição, clique aqui.