Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Com a presença do presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, conselheiro Roberto Braguim, a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCM promoveu o lançamento oficial da Revista Simetria, sua primeira publicação técnica. A cerimônia, realizada no saguão da Escola de Contas, no dia 7 de julho, contou com a presença do vice-presidente do Tribunal, Maurício Faria, do corregedor João Antonio, diretor-presidente da instituição de ensino, além de servidores das diversas áreas do TCM.

Assessoria de Imprensa, 08/07/2016

No pronunciamento que fez para saudar o número inaugural da Revista Simetria, o presidente Roberto Braguim disse que a publicação ficou magnífica e parabenizou o conselheiro João Antonio pela iniciativa de lançar a revista, “que é resultado do esforço da direção e da equipe de servidores envolvidos nesse trabalho”. Braguim fez questão de destacar o conceito de nível Superior da Escola de Contas do TCM, que permite a formação universitária de seus alunos.

O conselheiro Maurício Faria também elogiou a publicação da revista da Escola de Contas do TCM e lembrou que o nome é apropriado, “pois simetria é um dos conceitos jurídicos que define a forma de estruturação dos Tribunais de Contas do país, a partir do modelo dado pela Constituição ao TCU”.



Finalizando a cerimônia, o conselheiro João Antonio creditou ao respaldo do colegiado as iniciativas da Escola de Contas e disse que a Revista Simetria tem o apoio direto do presidente Braguim. Em seguida, fez um balanço das ações da instituição de ensino do TCM, destacando que ela “é uma janela do Tribunal aberta para a sociedade paulistana, por meio de cursos e palestras, que qualificam os servidores públicos em geral”.

Sobre o conteúdo da Revista Simetria, João Antonio afirmou que é democrático ao permitir a expressão de diferentes pensamentos e opiniões com enfoque em políticas públicas e controle externo. “Esperamos, com a existência da revista, incentivar o debate e a produção científica sobre temas que digam respeito ao aperfeiçoamento da gestão e do controle das contas públicas”. O dirigente da Escola de Contas anunciou que o próximo número será publicado em novembro e todos os servidores do TCM estão convidados a contribuir nessa edição.



A Revista

A publicação com periodicidade semestral tem por objetivo publicar estudos realizados em diversas áreas do conhecimento e vinculados ao Direito Público, ao Controle Externo e às Políticas Públicas. Ela busca fornecer aos pesquisadores um material relevante que ofereça subsídios teórico-práticos para qualificação dos servidores públicos de todas as esferas, contribuindo assim para a melhoria do serviço prestado à população.

A edição inaugural, com 102 páginas, apresenta artigos que tratam de temas como “A independência dos Tribunais de Contas como instrumento do efetivo exercício do controle externo da Administração Pública” e “Ética, valores, transparência e cidadania”.

Veja a Revista Simetria na íntegra.