Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Assesssoria de Imprensa


A Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo sediou, no último dia 18 de outubro, o Simpósio Paulista de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (SPCASP).

O evento foi uma parceria da EC com o Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), e teve como objetivo reciclar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos relativos à Contabilidade aplicada ao setor público por meio de discussão e disseminação dos aspectos mais relevantes dos temas expostos.

No primeiro painel, “Transparência na Administração Pública”, a contadora, mestranda em contabilidade, especialista em administração e Planejamento Público Municipal Fabiana Ferreira Pascoaloto falou sobre a lei de transparência. Em seguida, o mestre em administração e auditor do TCMSP Valmir Leôncio da Silva detalhou o tema “Contabilidade como Instrumento de Transparência”. O diretor da Escola de Contas, Moacir Marques da Silva, encerrou os trabalhos da manhã com exposição sobre “Contabilidade x Demonstrativos da Lei de Responsabilidade Fiscal”. A moderação ficou a cargo do conselheiro do CRCSP Manoel Verissimo.

workshop contabilidade

O segundo painel versou sobre a “Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público”. Sob moderação da conselheira do CRCSP Rosmary dos Santos (foto), o contador com especialização em Gestão Pública Municipal, Contabilidade Governamental, Direito Público e Controle Municipal e auditor do TCMSP Jorge Pinto de Carvalho Junior falou sobre “Restos a Pagar x Ajustes de Exercícios Anteriores x Despesas de Exercícios Anteriores”. Na sequência, falaram o escritor e consultor da Área Pública e também prefeito de Boracéia, Marcos Vinício Bilancieri, e o mestre em Contabilidade pela FECAP e coordenador do Curso de Pós-Graduação em Controladoria e Finanças do SENAC/Jundiaí-SP, Paulo Galvão (foto). Eles trataram da implantação de Sistema de Custos nos Municípios e do Controle Interno nas cidades, respectivamente.

O evento teve como público-alvo profissionais da área de Contabilidade que atuam como servidores, gestores federais, estaduais, municipais, servidores e técnicos dos Tribunais de Contas de Estados e Municípios e professores.