Organizadores/Docentes: Silvio Gabriel Serrano Nunes (Org.) / Leonardo Delatorre Leite (Docente) e Silvio Gabriel Serrano Nunes (Docente)
Carga Horária Total: 3h
Data: 20/01/2026
Horário: 19h às 22h
Dia da Semana: Terça-feira
Modalidade: online
Público-Alvo: Estudantes e pessoas interessadas em direito, filosofia e humanidades, em geral
Eixo Temático:
Objetivos de Aprendizagem: Compreensão dos conceitos de amor, amizade e virtude em Cícero e Agostinho, mobilizando paralelos entre ambos, delimitando também traços específicos de suas obras e textos.
Competências a serem desenvolvidas: Pensamento crítico e argumentação. Desenvolvimento da capacidade de analisar e debater ideias filosóficas e sociais presentes nos textos. Análise filosófica e interpretação de textos.
Justificativa: O presente curso tem por objetivo analisar a concepção de amizade em Cícero, entendendo-a simultaneamente como expressão plena da virtude e como modelo para a vida política no horizonte da filosofia republicana do orador romano. A partir de uma reconstrução dos principais movimentos argumentativos do De Amicitia, almeja-se desenvolver uma exposição sistemática do conceito de amizade, de seus fundamentos, características, origens, formas de preservação e limites — elementos que definem sua especificidade no pensamento ciceroniano. Por fim, será estabelecido um diálogo entre o texto de Cícero e o livro IV das Confissões de Agostinho, com o propósito de examinar a questão da eternidade da amizade, a experiência do luto pela perda do amigo e o modo adequado de amar.
Sendo assim, a análise central será concernente ao diálogo Sobre a Amizade de Cícero e ao livro IV das Confissões de Agostinho.
Metodologias: Debates (indagação)
Conteúdo Programático
20/01/2026
Avaliação
Presença e participação em aula
Referências Básicas
AGOSTINHO. Confissões. Tradução de Lorenzo Mammì. 2.ed. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2017.
BERNARDO, Isadora Prévide. Apresentação. In: CÍCERO, Marco Túlio. Sobre a República. São Paulo: Editora Unesp, 2024.
BRACHTENDORF, Johannes. Confissões de Agostinho. Tradução de Milton Camargo Mota. 3.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2020.
CÍCERO, Marco Túlio. Da amizade. Tradução de Gilson César Cardoso de Souza. 2.ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
CÍCERO, Marco Túlio. Sobre a República. Tradução de Isadora Prévide Bernardo. São Paulo: Editora Unesp, 2024.
Referências Complementares
AUVRAY-ASSAYAS, Clara. Cícero. Tradução de Jane Pessoa. São Paulo: Estação Liberdade, 2018.
PLUTARCO. Da abundância de amigos. Tradução, introdução e notas de Maria Aparecida de Oliveira Silva. São Paulo: EDIPRO, 2016.
RADFORD, Robert T. Cicero: a Study in the origins of republican philosophy. Amsterdam: Editions Rodopi B. V., 2002.
Apoio Institucional
Apoio Institucional Grupo de pesquisa Religião, Memória e Cultura do Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Breve Currículo
Docentes
Silvio Gabriel Serrano Nunes
Doutor, mestre, licenciado e bacharel em Filosofia pela USP, estágio de Doutorado na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, advogado, bacharel em Direito pela PUC-SP, especialista em Direito Administrativo pela FADISP, docente da Escola Superior do TCM-SP; professor do programa de Mestrado Acadêmico em Direito Médico da UNISA.
Leonardo Delatorre Leite
Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestrando em Filosofia pela USP. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Bacharel em Direito e Licenciado em História. Bolsista PIBIC- CNPq (2018-2020). Graduando em Filosofia pela USP. Membro do grupo de pesquisa "Religião, Memória e Cultura" (Orientado pelo prof. Dr. Gerson Leite de Moraes) do CEFT (Centro de Educação, Filosofia e Teologia da UPM).
Organizador
Silvio Gabriel Serrano Nunes
Doutor, mestre, licenciado e bacharel em Filosofia pela USP, estágio de Doutorado na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, advogado, bacharel em Direito pela PUC-SP, especialista em Direito Administrativo pela FADISP, docente da Escola Superior do TCM-SP; professor do programa de Mestrado Acadêmico em Direito Médico da UNISA.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso: