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Direito e Políticas Públicas: legitimidade do controle jurisdicional de políticas públicas e o Tema 698 do STF

Organizador/Docente: Luis Eduardo Morimatsu Lourenço

Carga Horária Total: 2 horas

Data: 23 de fevereiro de 2026

Horário: 14:30

Dia da Semana: segunda-feira

Modalidade: online

Público-Alvo:

  • Servidores públicos especialmente aqueles atuantes nas áreas de controle, planejamento, formulação e avaliação de políticas públicas;
  • profissionais do Direito que lidam com judicialização de políticas públicas; gestores públicos e analistas de políticas públicas; estudantes de graduação e pós-graduação em Direito, Administração Pública e áreas correlatas;
  • profissionais em início ou meio de carreira que buscam aprofundar a compreensão jurídica das políticas públicas e do mínimo existencial.
     

Eixo Temático:

  • Políticas Públicas – Direitos Humanos
  • Direito Público

 

Fazer inscrição

 

Objetivos de Aprendizagem: Identificar os critérios constitucionais e jurisprudenciais que orientam a legitimidade da intervenção judicial em políticas públicas. Examinar o Tema 698 do STF, suas teses centrais e seus impactos práticos para a Administração Pública. Desenvolver capacidade crítica para avaliar limites e possibilidades de atuação do Poder Judiciário no desenho e na implementação das políticas públicas.

Competências a serem desenvolvidas: Identificar critérios para atuação legítima do Poder Judiciário em políticas públicas. Aplicar conceitos de neoconstitucionalismo e neoinstitucionalismo à interpretação de políticas públicas. Realizar análises críticas que subsidiem decisões administrativas e jurídicas em contexto de políticas sociais.

Justificativa: A judicialização das políticas públicas representa um dos fenômenos mais relevantes do constitucionalismo contemporâneo, impondo desafios significativos tanto para a Administração Pública quanto para o Poder Judiciário. O avanço dos direitos fundamentais sociais, somado à crescente demanda por efetividade das políticas públicas, exige que servidores e profissionais do Direito possuam repertório teórico e analítico consistente sobre os parâmetros jurídicos que regem a intervenção judicial nesse campo.

Nesse contexto, o Tema 698 do STF consolidou diretrizes fundamentais acerca da legitimidade do controle jurisdicional de políticas públicas, estabelecendo balizas para o equilíbrio entre a separação de poderes, a autonomia administrativa e a proteção do mínimo existencial. O entendimento desse precedente torna-se essencial para a atuação técnica qualificada no setor público, especialmente em áreas envolvidas com planejamento, formulação, execução e fiscalização de políticas sociais.

 

Metodologias

  • Aprendizagem baseada em problemas (problematização ou problem based learning – PBL)
  • Estudos de caso
  • Debates (indagação)
     

Conteúdo Programático

Tema: Direito e Políticas Públicas

Subtítulos:

1. Legitimidade do controle jurisdicional das políticas públicas

2. Impactos da jurisprudência do TSF
 

Objetivo: Promover compreensão jurídico-institucional das políticas públicas e do mínimo existencial, capacitando os participantes para análise crítica e embasada de políticas sociais e de sua judicialização.

Objetivo específico: Examinar fundamentos constitucionais das políticas públicas e discutir o mínimo existencial como núcleo irredutível dos direitos fundamentais.

Recursos: Plataforma de videoconferência (Teams), slides e materiais de apoio digital.

Justificativa: A qualificação técnica em políticas públicas sob enfoque jurídico é essencial para decisões administrativas, elaboração de pareceres e atuação institucional. O curso oferece abordagem integrada, atualizada e orientada à prática, suprindo lacunas formativas no serviço público.

Metodologia: exposição dialogada, análise de casos reais e discussão orientada.

Conteúdo Programático:

I. Legitimidade do controle jurisdicional de políticas públicas.

II. A noção de processo estruturante

III. O tema 698
 

Referências Bibliográficas:

ALEXY, Robert. Teoria dos Direitos Fundamentais. São Paulo: Malheiros, 2017.

ARRETCHE, Marta. Democracia, federalismo e centralização no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.

ARAGÃO, Alexandre Santos de. Direito dos serviços públicos. Belo Horizonte: Fórum, 2021.

BARROSO, Luís Barroso. Curso de Direito Constitucional contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2013.

BINENBOJM, Gustavo. Uma teoria do Direito Administrativo: Direitos fundamentais, Democracia e Constitucionalização. Rio de Janeiro: Renovar, 2014.

BUCCI, Maria Paula Dallari. Fundamentos para uma teoria Jurídica das Políticas Públicas. São Paulo: Saraiva, 2021.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Malheiros, 2013.

BRANCO, Paulo Gustavo Gonet; COELHO, Inocêncio Mártires; MENDES, Gilmar. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 2008.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional. Coimbra: Almedina, 1993.

CHEVALLIER, Jacques. O serviço público. Belo horizonte: Fórum, 2020.

CHRISPINO, Álvaro. Introdução ao estudo das Políticas Públicas. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2016.

COUTINHO, Diogo R. Direito e economia política na regulação de serviços públicos. São Paulo: Saraiva, 2017.

DALLARI, Dalmo de Abreu. A Constituição na vida dos povos. São Paulo: Saraiva, 2013.

DIMOULIS, Dimitri; MARTINS, Leonardo. Teoria Geral dos Direitos Fundamentais. São Paulo: Atlas, 2014.

FONTE, Felipe de Melo. Políticas Públicas e Direitos Fundamentais. São Paulo: Saraiva, 2018.

FREY, Klaus. Políticas Públicas: Um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de Políticas Públicas no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas, [S. l.], n. 21, 2009. Disponível em: //www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/89. Acesso em: 07 jan. 2022.

HESSE, Konrad. Temas fundamentais do Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 2009.

KELLY, John M. Uma breve história da teoria do direito ocidental. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

MARINONI. Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel; SARLET; Ingo Wolfgang. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 2021.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Municipal Brasileiro. São Paulo: Malheiros, 2021.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. São Paulo: Malheiros, 2021.

MENDES, Gilmar; PAIVA, Paulo (orgs). Politicas Públicas no Brasil: uma abordagem institucional. São Paulo: Saraiva, 2017.

MIRANDA, Jorge. Teoria do Estado e da Constituição. Coimbra: Coimbra Editora, 2002.

PINHEIRO, Luis Felipe Valerim. Políticas Públicas nas Leis Orçamentárias. São Paulo: Saraiva, 2015.

RIVERA, Luis José Béjar. Uma aproximação à teoria dos serviços públicos. São Paulo: Contracorrente, 2016.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos Direitos Fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2018.

SARMENTO, Daniel; DE SOUZA NETO; Cláudio Pereira. Direito Constitucional. Teoria, História e Métodos de Trabalho. Belo Horizonte; Fórum, 2012.

SUNDFELD, Carlos Ari. Direito Administrativo para céticos. São Paulo: Malheiros, 2017.

SILVA, Virgílio Afonso da. Direito Constitucional Brasileiro. São Paulo: Edusp, 2021.

______________________. Direitos fundamentais: conteúdo essencial, restrições e eficácia. São Paulo: Malheiros, 2017,

______________________. A Constitucionalização do Direito. São Paulo: Malheiros, 2008.

TAVARES, André Ramos. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 2012.

VALLE, Vanice. Políticas Públicas, Direitos Fundamentais e Controle Judicial. Belo Horizonte: Fórum, 2016.

Referências Básicas

FONTE, Felipe de Melo. Políticas Públicas e Direitos Fundamentais. São Paulo: Saraiva, 2018

MENDES, Gilmar; PAIVA, Paulo (orgs). Politicas Públicas no Brasil: uma abordagem institucional. São Paulo: Saraiva, 2017.

VALLE, Vanice. Políticas Públicas, Direitos Fundamentais e Controle Judicial. Belo Horizonte: Fórum, 2016.

Avaliação

  • Diagnóstica busca identificar conhecimentos prévios, dificuldades, gaps e necessidades dos alunos perante um conjunto de objetivos aprendizagem que se pretende desenvolver em um curso.
  • Somativa busca identificar os conhecimentos adquiridos pelos alunos ao final de um período de ensino, como um bimestre, semestre ou ano perante um conjunto de objetivos aprendizagem declarados que se pretendeu desenvolver em um curso.
  • Formativa busca identificar o progresso da aprendizagem dos alunos de forma gradual perante um conjunto de objetivos aprendizagem que se pretende desenvolver durante um curso.

 


Breve Currículo

Luis Eduardo Morimatsu Lourenço
Graduado em Direito e Filosofia. Mestre e Doutor em Filosofia. Especialista em Direito Constitucional. Especialista em Teoria e Análise Econômica.

 


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso:


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