Logo Escola de Contas e Gestão Pública
Busca avançada no site
Link para o site de cursos  da EGC
Menu
A escravização: triste herança que passa de geração a geração

Organizadores: Prof. Dilson Cruz e  Profa. Dra. Eunice Prudente

Data/Dia da Semana: 2ª, 3ª, 4ª e 5ª feira

Horário: 19h às 21h

Carga Horária Total: 8h

Modalidade: presencial 

Público-Alvo:

  • Alunos da EGC, Público em Geral

Eixo Temático

  • Políticas Públicas – Educação, Redução das Desigualdades, Direitos Humanos

 

Fazer inscrição

 

DESCRIÇÃO E OBJETIVO DO EVENTO

Propiciar ao aluno um profundo conhecimento do que foi a escravidão no Brasil, apresentando-lhe suas causas, mecanismos implicados em sua existência e os fatos que levaram à sua extinção, de modo a sensibilizá-lo para as consequências da escravização que perduram em nosso país e para a necessidade de combatê-las.

Competências a serem desenvolvidas: Percepção para os efeitos da escravidão na sociedade brasileira e para a necessidade de lutar para sua completa erradicação.

Justificativa: O conhecimento da escravidão é fundamental para a completa compreensão da constituição da sociedade e do Estado brasileiro, e por isso o curso é de grande relevância para os alunos dos cursos de pós-graduação da EGC e para o público em geral. Registre-se que não se conhece um curso específico sobre o tema.
 

Conteúdo Programático

  1. Especificidades da escravização ocorrida na América
  2. Causas da escravização
  3. O tráfico de escravizados: mecanismos e números
  4. A subtração da dignidade humana
  5. As revoltas dos escravizados 
  6. O fim do tráfico e da escravidão: os principais abolicionistas
  7. Política de embranquecimento e Política imigratória
  8. Movimentos Sociais e a Conquista da Constituição Federal de 1988     
  9. A criminalização da discriminação racial
  10. Interseccionalidades: Gênero, Etnia, Desigualdade socioeconômica
  11. Defesa dos direitos humanos pelo STF

 


Breve Currículo

Dilson Ferreira da Cruz é bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA-USP), e em Língua Portuguesa e Linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP), pela qual é também mestre e doutor em semiótica. É Pós-Doutor pela Universidade Mackenzie, Pesquisador Colaborador da FFLCH-USP e especialista em cultura e literatura francesas pela Université de Nancy II. Foi pesquisador colaborador da Université de Paris 8 e Publicou livros sobre Machado de Assis, Lima Barreto, e traduções de diversos romances de Émile Zola, além de obras na área de ciências humanas.

Eunice aparecida de Jesus Prudente, advogada com graduação, mestrado e doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi secretária de justiça do Estado de são Paulo, secretária municipal de justiça do município de São Paulo. Integrou a diretoria da OABSP. É professora sênior do Departamento de direito do estado da Faculdade de Direito da USP, sendo também coordenadora de parcerias e convênios da Escola Superior de Gestão e Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

 


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso:

 


SIGA O CANAL DA "ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E CONTAS PÚBLICAS" NO WHATSAPP E FIQUE POR DENTRO DOS PRÓXIMOS CURSOS, PALESTRAS E EVENTOS.