Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Na tarde da quinta-feira (11/04), a professora Maria Fernanda Pessatti de Toledo, do curso de pós-graduação em “Direito Constitucional – Organização e Funcionamento do Poder Legislativo”, simulou no auditório da Escola de Contas do TCMSP, com seus alunos formandos, uma sessão plenária da Câmara Municipal, em que a prova final dos alunos foi substituída pela apresentação de um projeto de lei.

Alguns alunos foram escolhidos, pela própria turma, para representarem o presidente, vice-presidente e secretário, como acontece em uma sessão oficial da Câmara, enquanto outros apresentaram projetos de lei que foram sujeitos à votação. Os alunos foram avaliados nos critérios redação e criatividade, deixando a professora impressionada com o ineditismo e originalidade dos projetos: “Com autorização da direção da Escola, a intenção é encaminhar as propostas para o Poder Legislativo, para caso um vereador queira adotá-las, possam se transformar em uma lei real”, explica a professora.

Todos os alunos presentes foram aprovados e apenas duas propostas não serão encaminhadas para o plenário, por inconstitucionalidade. A sessão se encerrou com palmas, fotos, comemorações e um poema do aluno (e vice-presidente na simulação) Laércio Francisco Borges, em homenagem à professora.

Na aula anterior a essa dinâmica, os alunos também simularam os trabalhos da Comissão de Constituição e Justiça, que assim como na Câmara, aprecia os projetos antes da sessão plenária. Desta maneira, os formandos tiveram na prática o conhecimento dos trâmites do regimento interno da casa legislativa. Entre as apresentações dos projetos, houve um coffe break de confraternização, que contou com a presença do novo diretor da Escola de Contas, Maurício “Xixo” Piragino, e o Chefe de Gabinete da Escola de Contas, Marcos Barreto.


Notícias relacionadas:

Escola de Contas do TCMSP conhece seus novos dirigentes

Doutor em Economia Paulo Kliass ministra aula magna em Pós-graduação

 

 

Alunos representando cargos de Sesso na Cmara

 Alunos representam presidente, vice-presidente e secretário em sessão plenária

 

Felipe Daniel Pinto representando o 1 secretrio da Cmara

Felipe Daniel Pinto representou o 1º secretário na simulação

 

 Larcio Francisco Borges representando o vice presidente da Sesso

Laércio Francisco Borges atuou como presidente da sessão plenária

 

 Marcos de So Thiago Lopes representando o Presidente da Sesso

Marcos de São Thiago Lopes presidiu os trabalhos na sessão plenária

 

 Professora Maria Fernanda e aluno Larcio Francisco Borges

A professora Maria Fernanda Pessatti de Toledo aprovou todos os participantes

 

 Alunos reunidos com a professora aps Coffe Break

 Os alunos impressionaram a orientadora pelo ineditismo e originalidade dos projetos apresentados