Na quarta-feira (09/10), o Programa Jovem no Controle Social (PJCS), da Escola de Gestão e Contas Públicas (EGC), recebeu um grupo de 58 estudantes do CEU EMEF Professor Paulo Gomes Cardim para participar da iniciativa. Os alunos do 9º ano da instituição localizada no distrito de Cidade Líder e vinculada à Diretoria Regional de Educação Itaquera realizaram uma atividade na EGC e visitaram o plenário do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP).
O Programa Jovem no Controle Social busca promover uma educação voltada para a prática da cidadania ativa, como forma de contribuir para maior transparência, ética e eficácia na formulação e execução das políticas públicas. Tem por objetivo levar para os alunos e alunas o conhecimento sobre a gestão do Estado, de modo a estimular a prática do controle social sobre as contas públicas.
De início, os alunos foram recepcionados pela equipe da EGC, que forneceu material informativo e certificado de participação. Em seguida, o grupo foi encaminhado ao edifício do TCMSP para conhecer e acompanhar a sessão plenária do colegiado da instituição.
No auditório da Escola, a coordenadora do Programa Jovem no Controle Social e instrutora da EGC, Samira Saleh, conduziu os trabalhos do evento, que incluiu uma exposição sobre a importância do Controle Externo e Social apresentada por Hellen Steffen, auditora de Controle Externo do Tribunal. Ela transmitiu aos estudantes as informações sobre a atuação do TCMSP e noções de políticas públicas de gestão do Estado. Os estudantes puderam conhecer ainda o Programa Juventude em Governo, desenvolvido pela equipe do Governo Aberto da Prefeitura de São Paulo, parceira no Programa Jovem no Controle Social.
De acordo com a professora Maria Luiza Sayuri, que acompanhou os estudantes, “a experiência foi enriquecedora para trazer para os alunos o exercício da cidadania para além do voto e que a democracia não está apenas na participação a cada dois anos nas eleições, mas no acompanhamento de como a verba pública é destinada, onde o município está investindo e como a população pode cobrar as autoridades”.
O Programa Jovem no Controle Social integra o Planejamento Estratégico do TCMSP, cabendo à Escola de Gestão e Contas Públicas sua implementação e execução prática.
Coordenadora do Programa Jovem no Controle Social
e instrutora da EGC, Samira Saleh
Hellen Steffen, auditora de Controle Externo do Tribunal
Estudante Luigi Gomes e a professora Maria Luiza Sayuri