Logo Escola de Contas e Gestão Pública
Busca avançada no site
Link para o site de cursos  da EGC

Ciclo de Eventos: Na trilha dos dados - Geração cidadã de dados e resiliência climática

Organizadores: Egle Monteiro e Bruno Azuma

Palestrante: Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha

Mediadoras: Mariana Cury e Danielle Bello

Data/Dia da Semana: 27/08/26, quinta-feira

Horário: 15h

Público-Alvo:

  • profissionais da área pública ou privada que atuam ou desejam atuar com análise de dados ou políticas públicas,
  • pesquisadores,
  • sociedade civil organizada,
  • jornalistas,
  • cidadãos interessados no tema.
     

Principais Tópicos:

  • Ciência de dados,
  • dados abertos,
  • políticas públicas,
  • controle social,
  • geração cidadã de dados,
  • ciência cidadã,
  • mudanças climáticas.

 

Eixo Temático:

  • Políticas Públicas – Meio Ambiente
  • Controle Social
  • Inovação – Ciência de Dados e Tecnologia

 

 

Fazer inscrição

 

DESCRIÇÃO E OBJETIVO DO EVENTO

O Ciclo de Dados do OPP é uma série de lives com temas relacionados ao ecossistema de dados e análise de dados relacionados ao setor público ou à esfera pública em geral. A ideia é trazer convidados para apresentar seus projetos e suas trajetórias nesse setor.

O objetivo principal é aproximar o público do OPP aos temas e aplicações de análise e ciência de dados em projetos associados a problemas públicos, além de associar a marca do OPP a esses temas.

O quinto evento do ciclo apresentará o projeto Dados à Prova D'Água, iniciativa de pesquisa coordenada pela FGV EAESP que investiga como a produção, circulação e uso de dados podem contribuir para a gestão de riscos de inundações e para a construção de comunidades mais resilientes. O projeto explora novas formas de engajamento entre cidadãos, gestores públicos, pesquisadores e organizações locais, buscando tornar mais visíveis os fluxos de informação relacionados a eventos climáticos extremos e ampliar a capacidade de resposta das comunidades vulneráveis.

A apresentação permitirá discutir como abordagens de ciência cidadã e geração colaborativa de dados podem complementar bases governamentais tradicionais, fortalecendo a governança de riscos climáticos e produzindo informações relevantes para o planejamento urbano, a prevenção de desastres e a formulação de políticas públicas. Também serão explorados os desafios e oportunidades de integrar dados produzidos pelos próprios cidadãos a sistemas oficiais de monitoramento, ampliando o papel dos dados na promoção da resiliência climática e da participação social

 


Breve Currículo

 Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha

Coordenadora da área de Tecnologias e Governos do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGVceapg). Possui graduação em Administração (1987) e Informática (1982) pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1994) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000). Foi coordenadora da divisão ADI da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD por 4 anos. É professora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo e foi professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná por 23 anos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: governo eletrônico, informática pública, sociedade da informação, administração pública e gestão de tecnologia da informação. Foi Bolsista Produtividade da Fundação Araucária, 2013-2014.

 


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso:


SIGA O CANAL DA "ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E CONTAS PÚBLICAS" NO WHATSAPP E FIQUE POR DENTRO DOS PRÓXIMOS CURSOS, PALESTRAS E EVENTOS.