Organizadores: Egle Monteiro e Bruno Azuma
Palestrante: Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha
Mediadoras: Mariana Cury e Danielle Bello
Data/Dia da Semana: 27/08/26, quinta-feira
Horário: 15h
Público-Alvo:
Principais Tópicos:
Eixo Temático:
DESCRIÇÃO E OBJETIVO DO EVENTO
O Ciclo de Dados do OPP é uma série de lives com temas relacionados ao ecossistema de dados e análise de dados relacionados ao setor público ou à esfera pública em geral. A ideia é trazer convidados para apresentar seus projetos e suas trajetórias nesse setor.
O objetivo principal é aproximar o público do OPP aos temas e aplicações de análise e ciência de dados em projetos associados a problemas públicos, além de associar a marca do OPP a esses temas.
O quinto evento do ciclo apresentará o projeto Dados à Prova D'Água, iniciativa de pesquisa coordenada pela FGV EAESP que investiga como a produção, circulação e uso de dados podem contribuir para a gestão de riscos de inundações e para a construção de comunidades mais resilientes. O projeto explora novas formas de engajamento entre cidadãos, gestores públicos, pesquisadores e organizações locais, buscando tornar mais visíveis os fluxos de informação relacionados a eventos climáticos extremos e ampliar a capacidade de resposta das comunidades vulneráveis.
A apresentação permitirá discutir como abordagens de ciência cidadã e geração colaborativa de dados podem complementar bases governamentais tradicionais, fortalecendo a governança de riscos climáticos e produzindo informações relevantes para o planejamento urbano, a prevenção de desastres e a formulação de políticas públicas. Também serão explorados os desafios e oportunidades de integrar dados produzidos pelos próprios cidadãos a sistemas oficiais de monitoramento, ampliando o papel dos dados na promoção da resiliência climática e da participação social
Breve Currículo
Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha
Coordenadora da área de Tecnologias e Governos do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGVceapg). Possui graduação em Administração (1987) e Informática (1982) pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1994) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000). Foi coordenadora da divisão ADI da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD por 4 anos. É professora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo e foi professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná por 23 anos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: governo eletrônico, informática pública, sociedade da informação, administração pública e gestão de tecnologia da informação. Foi Bolsista Produtividade da Fundação Araucária, 2013-2014.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados ao curso: