Logo Escola de Contas e Gestão Pública
Busca avançada no site
Link para o site de cursos  da EGC

Programa Jovem no Controle Social

Imagem de Programa Jovem no Controle Social
O Programa Jovem no Controle Social é voltado para estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de São Paulo. É uma iniciativa da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do TCMSP que tem por objetivo desenvolver a consciência cidadã em jovens estudantes e engajá-los no exercício do controle social da gestão pública por meio de uma formação específica. As escolas interessadas deverão entrar em contato pelo e-mail programajovemcs@tcm.sp.gov.br. Lembrando que as inscrições serão apenas por meio das escolas, os(as) estudantes não poderão inscrever-se individualmente. Nesta página você terá acesso às aulas e aos materiais didáticos do Programa, bem como outras informações relacionadas aos cursos oferecidos.
Reels: O Programa Jovem no Controle Social trouxe, na quarta-feira (11/09), a primeira escola para realizar a visita técnica na EGC e no TCMSP.

O Programa Jovem no Controle Social trouxe, na quarta-feira (11/09), a primeira escola para realizar a visita técnica na EGC e no TCMSP. Passaram por aqui 70 alunos e alunas da 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Aparecida Rodrigues Cintra.

EGC recebe alunos do Programa Jovem no Controle Social

A Escola de Gestão e Contas Públicas (EGC), vinculada ao Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), recebeu quarta-feira (11/09) um grupo bastante participativo formado por 70 estudantes que integram o Programa Jovem no Controle Social (PJCS). Tratou-se de visita realizada por alunos e alunas da 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Aparecida Rodrigues Cintra, da Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia.

Programa Jovem no Controle Social: Educação, Cidadania e Controle Social

De Terça-feira 28 Maio 2024 -  17:00
Até Terça-feira 25 Junho 2024 - 20:00

OBJETIVO GERAL DO CURSO
Este curso é parte integrante do Programa Jovem no Controle Social que tem por objetivo a compreensão sobre o funcionamento dos mecanismos de controle social a origem dos recursos públicos, como é feito o orçamento público, os tipos de controle existentes na legislação brasileira e quais os órgãos de controle brasileiros e sua importância para a democracia e, para tanto, a educação tem papel fundamental na construção da consciência cidadã de jovens e sociedade civil em geral, o fortalecimento da participação popular prevê o conhecimento sobre a gestão das políticas sociais, com destaque para a educação no Controle Social, políticas públicas e cidadania no exercício do controle social, como um gestor público deve atuar e quais suas responsabilidades, o significado e os requisitos básicos para a prestação de contas dos recursos públicos com o advento da internet, os avanços das tecnologias de informação e comunicação criam-se condições favoráveis à cidadania e controle social das contas públicas com a publicização de dados e o acesso a toda a sociedade. No Brasil, podemos registrar três grandes avanços com a criação das Ouvidorias, dos Portais da Transparência e da Lei de Acesso à Informação.