Dia 08/11/2024, sexta-feira, das 19h às 21h
Em Diálogos de Machado de Assis com a tradição os autores demonstram que a revolução nas letras nacionais produzida pelo autor – extremamente atual em nossos dias – está fundada na obra dos antigos e dos escritores que no século XVIII criaram o romance moderno. Uma das genialidades de Machado de Assis está, portanto, em ter logrado unir a tradição às condições sócio-históricas do Brasil para produzir uma literatura que é, a um só tempo, absolutamente nacional e universal.
Ciclo de Palestras III – “Auditoria de Obras Públicas”: Índice de Maturidade de Projetos
Dia: 05/11/2024, terça-feira, das 15h às 17h
É com muita alegria que a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas anuncia a terceira palestra do Ciclo de Palestras “Auditoria de Obras Públicas”, voltado à abordagem de diversas temáticas relativas à fiscalização de obras públicas, com apoio do IBRAOP.
Nesta segunda palestra, a EGC recebe o auditor de controle externo Rafael Martins Gomes, do TCU, para uma palestra sobre Índice de Maturidade de Projetos.
Lançamento de Livro "Contos da Cela Três: Memórias de uma presa política na ditadura"
Dia: 29/10/2024, terça-feira, das 14h às 17h
O objetivo do evento é realizar o lançamento do livro "Contos da Cela Três – memórias de uma presa política na ditadura", de Maria Amélia de Almeida Teles (Amelinha Teles), promovendo um debate sobre as memórias do período da ditadura militar no Brasil, os direitos humanos, e a resistência feminina. A autora compartilhará suas vivências e discutirá a importância da luta pela democracia e pelos direitos das mulheres.
Ciclo de palestras II Auditoria de Obras Públicas - "Auditorias em obras paralisadas: as experiências do TCE-PR"
Dia: 15/10/2024, terça-feira, das 15h às 17h
Segunda palestra do Ciclo de Palestras “Auditoria de Obras Públicas”, voltado à abordagem de diversas temáticas relativas à fiscalização de obras públicas, com apoio do IBRAOP. Nesta palestra, a EGC recebe os auditores de controle externo Luiz Jorge, Maria José Carvalho e Paulo Daschevi, do TCE-PR, para uma palestra sobre a elaboração de Auditorias de Obras Paralisadas no Estado do Paraná.
Tardes do Conhecimento "Atividade de Inteligência como instrumento de fortalecimento das ações de controle externo"
Dia 11/10/2024, sexta-feira, das 14h30 às 16h30
As Unidades de Informações Estratégicas, independentemente de sua denominação, são unidades organizacionais dos Tribunais de Contas brasileiros às quais compete adotar métodos, técnicas, procedimentos e formalidades inerentes à atividade de Inteligência de Controle Externo. Ou seja, têm a atribuição de exercer a atividade especializada de produzir informações e conhecimentos que permitam às autoridades competentes, nos níveis estratégico, tático e operacional, adotar decisões que resultem em aumento de eficiência das ações de controle externo e realizar ações que exijam a utilização de métodos e técnicas de investigação de ilícitos administrativos.
no âmbito do TCE/ES"
Mesa-redonda: Celso Furtado e os 50 anos de "O Mito do Desenvolvimento Econômico"
Data: 26/09/2024, quinta-feira, das 15h às 17h.
As ideias de Celso Furtado têm sido capazes de transcender o contexto imediato em que foram pensadas. Muitos dos conceitos elaborados pelo economista brasileiro atravessaram fronteiras disciplinares, continentes, e mesmo algumas décadas, para fomentar o pensamento crítico em economia em suas mais diversas vertentes. Um dos exemplos desse fenômeno consiste no renovado interesse por O Mito do Desenvolvimento Econômico, obra publicada no Brasil em 1974, em que o economista reflete sobre os limites econômicos e ambientais dos modelos dominantes de desenvolvimento a partir da experiência teórica de um país subdesenvolvido.
Ciclo de palestras I - Auditoria de Obras Públicas "Obras paralisadas e aplicação da Lei n°14.133/2021"
Data: 24/09/2024, terça-feira, das 15h às 17h
É com muita alegria que a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas anuncia o início do Ciclo de Palestras “Auditoria de Obras Públicas”, voltado à abordagem de diversas temáticas relativas à fiscalização de obras públicas, com apoio do IBRAOP. Para iniciarmos o ciclo, serão realizadas duas palestras sobre o tema de obras paralisadas, tópico sensível para a infraestrutura pública brasileira e que tem sido objeto de diversos estudos e discussões.
O combate ao tráfico internacional e à exploração sexual de mulheres e crianças
Data: 23/09/2024, segunda-feira, das 15h às 17h
Desde 1999, o dia 23 de setembro marca o dia internacional de combate ao tráfico e à exploração sexual de mulheres e crianças. Segundo dados de pesquisa realizada pela UFMG, conduzida em 2021, cerca de 96,36% das vítimas de tráfico de pessoas eram mulheres e meninas, dados do mesmo ano, de relatórios do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), apontam que 92% das vítimas de tráfico internacional de pessoas eram destinadas à exploração sexual.
O papel da Justiça Eleitoral na garantia de eleições justas, seguras e democráticas no Brasil
Data: 17/09/2024, terça-feira, das 15h às 17h
Criada em 1932, a Justiça Eleitoral Brasileira desempenha um papel fundamental na garantia de eleições justas, seguras e democráticas. Além da atuação direta na Jurisdição eleitoral, realizada pelos Tribunais Regionais e pelo Tribunal Superior Eleitoral, a Justiça Eleitoral tem atuado com frequência na divulgação de informações fidedignas e formação e capacitação social sobre o sistema eleitoral nacional. As múltiplas frentes de atuação da Justiça Eleitoral são essenciais em períodos de obscurantismo e de descrédito das Instituições. Para tratar da relevância da Justiça Eleitoral e de suas frentes de atuação, a EGC recebe o Diretor Geral do TRE-SP, Cláucio Cristiano Abreu Corrêa.
O Controle Externo do Gasto Público na Espanha: O Tribunal de Contas e outros órgãos de controle
El Control Externo del Gasto Público en España: El Tribunal de Cuentes y otros órganos de control
Data: 12/09/2024, quinta-feira, das 10h às 12h
É uma grande honra para a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas receber a Conselheira do Tribunal de Contas da Espanha, Maria Dolores Genaro Mayo, para tratar dos modelos de controle externo do gasto público presentes no país ibérico.