Logo Escola de Contas e Gestão Pública
Busca avançada no site
Link para o site de cursos  da EGC
Menu

Palestras e eventos realizados

Imagem de Cursos da Escola de Contas
Nesta página você terá acesso a palestras, seminários, workshops e outros eventos realizados pela Escola Superior de Gestão e Contas Públicas. Para rever ou conhecer o que foi apresentado basta acessar o  canal da Escola no Youtube!
Mesa-redonda: Celso Furtado e os 50 anos de "O Mito do Desenvolvimento Econômico"

Data: 26/09/2024, quinta-feira, das 15h às 17h.

As ideias de Celso Furtado têm sido capazes de transcender o contexto imediato em que foram pensadas. Muitos dos conceitos elaborados pelo economista brasileiro atravessaram fronteiras disciplinares, continentes, e mesmo algumas décadas, para fomentar o pensamento crítico em economia em suas mais diversas vertentes. Um dos exemplos desse fenômeno consiste no renovado interesse por O Mito do Desenvolvimento Econômico, obra publicada no Brasil em 1974, em que o economista reflete sobre os limites econômicos e ambientais dos modelos dominantes de desenvolvimento a partir da experiência teórica de um país subdesenvolvido.


 

Ciclo de palestras I - Auditoria de Obras Públicas "Obras paralisadas e aplicação da Lei n°14.133/2021"

Data: 24/09/2024, terça-feira, das 15h às 17h

É com muita alegria que a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas anuncia o início do Ciclo de Palestras “Auditoria de Obras Públicas”, voltado à abordagem de diversas temáticas relativas à fiscalização de obras públicas, com apoio do IBRAOP. Para iniciarmos o ciclo, serão realizadas duas palestras sobre o tema de obras paralisadas, tópico sensível para a infraestrutura pública brasileira e que tem sido objeto de diversos estudos e discussões.


 

O combate ao tráfico internacional e à exploração sexual de mulheres e crianças

Data: 23/09/2024, segunda-feira, das 15h às 17h

Desde 1999, o dia 23 de setembro marca o dia internacional de combate ao tráfico e à exploração sexual de mulheres e crianças. Segundo dados de pesquisa realizada pela UFMG, conduzida em 2021, cerca de 96,36% das vítimas de tráfico de pessoas eram mulheres e meninas, dados do mesmo ano, de relatórios do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), apontam que 92% das vítimas de tráfico internacional de pessoas eram destinadas à exploração sexual.


 

O papel da Justiça Eleitoral na garantia de eleições justas, seguras e democráticas no Brasil

Data: 17/09/2024, terça-feira, das 15h às 17h

Criada em 1932, a Justiça Eleitoral Brasileira desempenha um papel fundamental na garantia de eleições justas, seguras e democráticas. Além da atuação direta na Jurisdição eleitoral, realizada pelos Tribunais Regionais e pelo Tribunal Superior Eleitoral, a Justiça Eleitoral tem atuado com frequência na divulgação de informações fidedignas e formação e capacitação social sobre o sistema eleitoral nacional. As múltiplas frentes de atuação da Justiça Eleitoral são essenciais em períodos de obscurantismo e de descrédito das Instituições. Para tratar da relevância da Justiça Eleitoral e de suas frentes de atuação, a EGC recebe o Diretor Geral do TRE-SP, Cláucio Cristiano Abreu Corrêa.
 


 

O Controle Externo do Gasto Público na Espanha: O Tribunal de Contas e outros órgãos de controle

El Control Externo del Gasto Público en España: El Tribunal de Cuentes y otros órganos de control

Data: 12/09/2024, quinta-feira, das 10h às 12h

É uma grande honra para a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas receber a Conselheira do Tribunal de Contas da Espanha, Maria Dolores Genaro Mayo, para tratar dos modelos de controle externo do gasto público presentes no país ibérico.

 


 

Parcerias na gestão da Saúde

Quinta-feira - 29 de agosto de 2024, das 15h às 17h

Desde meados da década de 1990, as reflexões acerca do estabelecimento de parcerias para ampliação da rede de assistência em saúde ganham reverberação nacional. Entre o déficit existente no sistema único de saúde e a complexificação e integração do SUS nos últimos anos, há muito o que se debater sobre as parcerias em gestão da saúde. Para entendermos melhor as discussões atuais, a EGC recebe o Sanitarista Gonzalo Vecina.


 

Crianças e Adolescentes: direitos, garantias e violações sob a perspectiva do ECA

Quinta-feira - 22 de agosto 2024, ds 10h às 12h   

O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que regulamenta o artigo 227 da Constituição Federal, define as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos, em condição peculiar de desenvolvimento, que demandam proteção integral e prioritária por parte da família, sociedade e do Estado.


 

Direitos dos Povos Indígenas na Constituição de 1988: avanços e desafios atuais

Terça-feira - 20 de agosto de 2024, 15:00 - 17h

A Constituição Federal de 1988 inseriu de forma extensa direitos e prerrogativas aos povos indígenas do território brasileiro. Mais de trinta anos após a promulgação da Constituição Cidadã, desafios imensos ainda estão no caminho da efetivação dos direitos de povos indígenas, cuja articulação e resistência permanecem, com destaque para o protagonismo assumido pelas lideranças de mulheres indígenas. Na celebração do dia internacional dos povos indígenas (09/08), a Escola recebe a líder indígena e estudiosa Jozileia Kaingang para um debate sobre a atualidade dos direitos indígenas.


 

Assista agora: Tardes do Conhecimento – Modelo brasileiro de auditoria do setor público e a indispensabilidade do Auditor de Controle Externo

Quinta-feira 18 Julho 2024, 15:00 - 17:00   

O modelo brasileiro de auditoria do setor público e o papel fundamental dos auditores de controle externo no seu desenvolvimento serão as temáticas abordadas pelo TARDES DO CONHECIMENTO, que recebe o Auditor Ismar Viana, Presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil.


 

Produção de Conhecimento: mediações e negacionismos

Quinta-feira 11 Julho 2024, 15:00 - 17:00   

Em comemoração ao Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 08 de julho, a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas convida o Professor José Szwako para debater a emergência e consolidação de ideário negacionista do conhecimento científico, a relevância da divulgação e da comunicação para a produção de conhecimento acadêmico e os rumos da pesquisa científica no Brasil.