Comunicação, 26/06/2024

Na terça-feira (25/06), a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC) do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) realizou uma nova edição do projeto Ecos do Comportamento para debater o tema “As várias faces do racismo”. A palestra on-line teve como convidado o professor José Vicente, advogado, militante do movimento negro e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares. O evento foi apresentado ao vivo e teve transmissão pelo canal do YouTube da EGC.

ecos varias faces do racismo
A palestra virtual teve mediação de Luiza Correia Hruschka, responsável pela unidade de Gestão das Relações de Trabalho (GRT) do TCMSP. Na apresentação do convidado dessa edição, a mediadora informou que José Vicente é professor, advogado, militante do movimento negro e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, em São Paulo, instituição pioneira de ensino no Brasil que ajudou a fundar em 2004. Durante curso na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, passou a articular projetos para a inclusão educacional dos negros, com fornecimento de bolsas de estudos para jovens negros.

Além disso, o currículo de José Vicente destaca que ele é doutor em educação e mestre em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba e mestre em Ciências Jurídicas pela Escola Paulista de Direito. Integrou o Conselho de Autorregulação Bancária da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Conselho da Cidade da Prefeitura de São Paulo, o Conselho Superior de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o Movimento Todos pela Educação e o Conselho Memorial da América Latina.

Em 1997, ele criou a organização não governamental Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sociocultural, instituição responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a exclusão dos negros no sistema educacional. Em 2003, fundou o Instituto Afro-Brasileiro de Ensino Superior, entidade sem fins lucrativos mantenedora da Unipalmares.

Essa universidade foi a primeira da América Latina voltada à inclusão de negros no ensino superior e tem como missão “atuar no ensino superior em São Paulo, desenvolvendo os aspectos educacionais, culturais, sociais, econômicos e políticos da sociedade afrodescendente em níveis local, regional e nacional, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população negra e de baixa renda, frequentemente marginalizada pela sociedade”.

Por meio de práticas pedagógicas, o objetivo do encontro propiciado pelo Ecos do Comportamento foi o de conscientizar as pessoas sobre o funcionamento do racismo, para identificar e combater atitudes racistas de modo eficaz. A iniciativa da EGC e da GRT abordou as diversas maneiras como o racismo se manifesta na sociedade e que muitas vezes passam despercebidas pelas sutilezas adotadas.

Após fazer as apresentações do projeto e do convidado, acrescentando que é uma vergonha para toda a sociedade ainda falar de racismo nos dias atuais, a mediadora afirmou que o tema da palestra era de grande importância, e questionou como o racismo se manifesta, principalmente em órgãos públicos. Em resposta, o professor José Vicente disse que “é no comportamento, na atitude, no gesto e no movimento que as manifestações indevidas e descabidas de discriminação ocorrem. Além disso, vivemos num país de profunda e ampla desigualdade, seja economicamente, de gênero, na área cultural, com os jovens e idosos, entre outras formas, e no serviço público esse comportamento não se mostra diferente. Enfim, são diversas as maneiras como a discriminação afeta grande parcela da população quando se trata de receber os serviços oferecidos pelos órgãos públicos”.

Na sequência, o palestrante apontou situações em que o racismo se manifesta de maneira mais sutil, quase passando despercebido, como em casos de piadas, brincadeiras de mau gosto, comparações fora de propósito, entre outros modos. Nesse momento, Luiza reforçou que entre as atitudes para combater esse tipo de preconceito está o investimento em educação, no conhecimento e na conscientização, com as pessoas praticando a empatia, isto é, colocando-se no lugar daquele que muitas vezes sente na própria pele as sutilezas da discriminação.

No encerramento da palestra virtual, José Vicente agradeceu a oportunidade de participar do programa Ecos do Comportamento para tratar desse tema atual e se colocou à disposição para novos debates sobre o assunto. Os participantes virtuais que se manifestaram por meio do chat do Youtube elogiaram a exposição ao mesmo tempo em que formularam questões que foram encaminhadas para o palestrante.

A proposta do programa Ecos do Comportamento é apresentar para debate temas atuais e que sejam importantes para gestores e equipes que atuam na área do conhecimento comportamental, seja no trabalho ou nas relações pessoais. A iniciativa resulta de parceria entre a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas e a unidade de Gestão das Relações de Trabalho do TCMSP. O conteúdo dessa palestra passa a integrar a trilha de capacitação que é colocada à disposição dos servidores do TCMSP.

Essa atividade, bem como o registro de diversos outros eventos, permanece disponível para consulta ao público interessado por meio a página da EGC no Youtube.

Confira a íntegra da palestra.