Filosofia contemporânea: Marcuse e Althusser
De Terça-feira 05 Novembro 2019 -  09:00
Até Terça-feira 26 Novembro 2019 - 12:00

OBJETIVO GERAL: Exposição das análises da sociedade realizadas por dois grandes filósofos que desenvolveram de forma original suas teorias, cada qual com sua visão de mundo (humanista e anti-humanista), objetivando a superação da sociedade capitalista. Ainda hoje, as conclusões por eles alcançadas podem servir de guia para a compreensão de fenômenos sociais atuais.

Expressam os objetivos educacionais, demonstrando “o perfil” profissional e educativo esperado. Expressam propósitos mais amplos do componente curricular definem as grandes linhas e as perspectivas da prática.

Atualidade dos pensamentos de Herbert Marcuse e Louis Althusser. Respectivas fontes e trajetórias filosóficas: do humanismo ao anti-humanismo.

Descrição discursiva que resume o conteúdo conceitual ou conceitual / procedimental de uma disciplina. Os tópicos essenciais da matéria são apresentados em frases nominais (sem verbo) e de forma contínua (sem tópicos).

INSTRUTOR: Marcos Alcyr Brito de Oliveira

PÚBLICO ALVO: Agentes Públicos federais, estaduais e municipais, sociedade civil e interessados no tema

DATAS: 05, 12, 19 e 26/11, terças-feiras

Carga horária: 12 h

 Inscrição gratuita. Vagas limitadas.

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Lista de inscritos:

Nome Matrícula
ALEXAND 00069867
ALINE LEITE 00069857
AMANDA HELOISA MANOEL 00069849
ANDRé LUIZ BARBOSA DA SILVA 00069858
ANDREA DA ROCHA DE PAULA 00064247
BRUNA TOLONI MORENO 00060647
CARLOS DA FONSECA NADAIS 00053518
CáSSIO VIEIRA 00069866
Claudia Daemon de Arruda 00053800
CLAUDIA FREDINI 00068042
CYNTHIA REBECCA 00069956
DANIEL DOS SANTOS 00037549
EDINEIDE ARAUJO SILVA 00068741
Felipe Aparecido Mourão 00052363
FERNANDO RONALDO MOLES 00051637
GISELE M B GALORO 00061600
GUILHERME JOSE PURVIN DE FIGUEIREDO 00069863
HÉLCIO ROGÉRIO RAMOS 00039999
HELENA ROSA DE OLIVEIRA 00056991
ILMA LOPES DE AQUINO 00069802
IRENE REIKO MIYAKE DA ROCHA 00069856
ITALO SOUSA DE ABREU 00069808
JADE BEATRIZ PEREIRA AMORIM 00069859
JOSE ANTONIO SANTOS 00064567
LEDA SOUZA SILVA 00069865
LUANA GOMES DE OLIVEIRA 00067851
MAGALI SERAVALLI ROMBOLI 00061923
MARCELO ALVARENGA DIAS 00055011
MARCELO R. R. SILVA 00069864
MARCIO ADRIANO SENO 00060672
MARCOS JOSé ALEF DE JESUS 00068799
MARCUS ALEXANDRE PIRES 00061516
MARIA DE LOURDES NASCIMENTO 00051352
MATHEUS JOAQUIM GOMES DE LIMA 00069449
MICHELLE BALDI BALLON SANCHES 00069860
RAFAEL LACERDA SOARES 00069861
REGINA MAGALHãES DE SOUZA 00068069
RODRIGO SOUSA NAVARRO 00068702
Sônia Maria Corrêa Alves 00051632
STHEFANY DITORRE SANTOS 00068059
VITORIA APPARECIDA LUCIO DA ROCHA 00067519
VIVIANE M DAS G DOS SANTOS 00069862

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Aula 1:

Filosofia Alemã: Suas gerações até a Escola de Frankfurt

Fontes de Herbert Marcuse: Heidegger, Marx e Freud

Aula 2:

O pensamento de Hebert Marcuse

Aula 3:

Filosofia Francesa: Existencialismo e Estruturalismo

Fontes de Althusser: Marx e Lacan

Aula 4:

O pensamento de Louis Althusser

Representam os conhecimentos necessários para a formação, os temas ou assuntos que são estudados durante o curso, em cada componente curricular bem como os procedimentos e os valores que deverão concretizar e permear o aprendizado.
Os módulos deve ser explicitados com carga horária e conteúdo aula a aula.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

A exposição da matéria seguida de diálogos a respeito visa, por meio de uma adequada comparação, a uma compreensão crítica da realidade atual.

São os espaços, a prática e os instrumentos para que os conhecimentos sejam construídos. Devem relacionar, de forma intensa, o objetivo (para quê), o perfil do aluno (com quem) com os conteúdos (o quê).
Devem ser diversificados, atendendo às diferentes formas de construir o aprendizado. As situações de aprendizagem devem ser diversificadas, registradas e sistematicamente avaliadas se atingem ou não os objetivos.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Apresentação de um resumo do exposto em sala de aula, fazendo-se uma ligação com o momento político atual.

Visa ao acompanhamento, aos redirecionamentos necessários. Possibilita o encaminhamento para a consecução dos objetivos previstos.
É importante fundamentar como será o processo avaliativo, quais os instrumentos de avaliação que serão usados e como serão constituídas o conceito final.

RECURSOS FÍSICOS E DIDÁTICOS

Exposição de Power point, leitura de textos e debates sobre o tema ao final da aula

São os materiais e espaços necessários para a consecução dos objetivos e cumprimento do conteúdo programático.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ALTHUSSER, Louis. Por Marx. Campinas: Unicamp, 2015.
________________. Ler o Capital. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979. v. 1 e 2
________________. Posições 1. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1978.
________________. Sobre a Reprodução. Petrópolis: Vozes, 2008.

DOSSE, François. História do estruturalismo I. O campo do signo, 1946/1966. São Paulo: Ensaio, 1993.
JAY, Martin. A imaginação dialética. História da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais, 1923-1950. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.
MARCUSE, Herbert. A Ideologia da Sociedade Industrial. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.
________________. Cultura e Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 1997. v. 1 e 2
________________. Eros e Civilização. Uma Interpretação Filosófica do Pensamento de Freud. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
MOTTA, Luiz Eduardo. A favor de Althusser: revolução e ruptura na Teoria Marxista. Rio de Janeiro: Grama: FAPERJ, 2014.

OLIVEIRA, Marcos Alcyr Brito. Cidadania plena: A cidadania modelando o Estado. São Paulo: Alfa - Omega, 2005.
________________________. Sujeito de direito e marxismo: da crítica humanista à crítica anti-humanismo. São Paulo: Alfa-Omega, 2017.
WIGGERSHAUS, Rolf. A Escola de Frankfurt. História, desenvolvimento teórico, significação política. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2002.

Fontes a partir das quais os estudos serão realizados; podem ser livros, revistas, jornais, artigos, textos escritos por professores e alunos, entre outros.


CURRÍCULO PROFESSOR
Graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (USP, 1991), especialista em Direitos Difusos e Coletivos, pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (2000), mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004) e doutor em Filosofia do direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP (2016). Autor dos livros: Cidadania Plena: a cidadania modelando o Estado e Sujeito de direito e marxismo: da crítica humanista à crítica anti-humanista. Aposentado do cargo de Auditor de Controle Externo do TCMSP. Diretor do Sindilex e Vice-presidente da FENASTC

 

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