ObservaSampa – explorando as ferramentas da plataforma
Segunda-feira 25 Novembro 2019, 14:00 - 18:00

OBJETIVO GERAL
Introduzir a temática acerca dos indicadores sociais, bem como sua importância na elaboração e análises de políticas públicas. Apresentar o ObservaSampa, seu conteúdo e aplicações; capacitar os usuários a realizar as consultas e trabalhar com variáveis e indicadores.

Público-Alvo: Agentes Públicos federais, estaduais e municipais, sociedade civil e interessados no tema

Carga Horária: 4 h

Datas: 25/11/2019, das 14h às 18h

Professores: Marilia Araujo Roggero e Otávio Prado

 

Inscrição gratuita. Vagas limitadas.

Fazer inscrição

 

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Apresentação do ObservaSampa; noções básicas de indicadores (diferenças entre indicadores e variáveis, dados e informações, diferentes tipos de indicadores: sociais, econômicos, socioambientais etc.); navegação pelo site do ObservaSampa; download dos indicadores; apresentação das variáveis utilizadas para compor os indicadores.


METODOLOGIA DE ENSINO
A capacitação será iniciada com a apresentação do ObservaSampa incluindo histórico, seu conteúdo e principais aplicações. Essa etapa introdutória será importante para elucidar do que se trata a ferramenta e divulgá-la também entre os participantes. Em seguida, via navegação pelo site, serão apresentados os recursos disponíveis no menu, assim como a realização de simulações para obtenção das informações. Técnicas utilizadas: administração de aula teórica visando a transmissão de conceitos, mecanismos de ação, aplicabilidade e demais informações sobre a plataforma e parte prática de operação da plataforma.


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
O curso não apresenta avaliação, pois faz parte da política de disseminação e capacitação de servidores e do público em geral.


RECURSOS FÍSICOS E DIDÁTICOS
Representam os materiais e espaço necessário para a consecução dos objetivos e cumprimento do conteúdo programático. No caso, computador conectado à internet, retroprojetor, lousa ou flip-chart.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ferreira H., Cassiolato M. & Gonzalez R. - Uma experiência de desenvolvimento metodológico para avaliação de programas: o modelo lógico do programa segundo tempo. Disponível em www.ipea.gov.br
Januzzi, P. de M – Indicadores para diagnóstico, monitoramento, e avaliação de programas sociais no Brasil. Disponível em https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/222
Januzzi, P. de M. – Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública. Disponível em http://www.aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php?file=%2F157653%2Fmod_resource%2Fcontent%2F1%2FFasc%C3%ADculo%20-%20Indicadores%20Socioeconomicos%20na%20Gest%C3%A3o%20P%C3%BAblica.pdf



CURRÍCULOS PROFESSORES

Marilia Araujo Roggero
Graduada em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2004. Mestrado em Geografia Física (2006 - 2009). Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Atuou como técnica em Sistemas de Informações Geográficas, com enfoque em banco de dados espaciais, também como Analista Ambiental no departamento de geoprocessamento da CPEA e posteriormente, como coordenadora do departamento de socioeconomia da CPEA. Defendeu sua Tese de Doutorado em 2015 com apoio da FAPESP. Participou do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino da Universidade de São Paulo, onde teve a oportunidade de ser monitora das disciplinas de graduação: Introdução à Cartografia e Sensoriamento Remoto aplicado à Geografia. Atualmente atua como coordenadora da plataforma de indicadores da cidade de São Paulo, o ObservaSampa, na Prefeitura do Município de São Paulo.

Otávio Prado
Possui graduação em geologia pelo Instituto de Geociências da USP (1989), bacharelado (1991) e licenciatura (1994) em história pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP, especialização em gestão ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP (1996), mestrado (2004) e doutorado (2009) em administração pública e governo pela Fundação Getúlio Vargas - SP. Funcionário efetivo da Prefeitura Municipal de São Paulo (desde 1991) e pesquisador autonômo do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo - CEAPG da Fundação Getúlio Vargas – SP (desde 2004). Tem experiência profissional e acadêmica na área de administração pública, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, administração pública, governo aberto, sistemas de informações e governo eletrônico.

 

Voltar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!